A campanha “coloque o lixo na lixeira” está ultrapassada. Hoje, a população mundial luta contra a poluição e a degradação do meio ambiente, afinal, estes dias de calor em pleno inverno não são por acaso. As pessoas devem separar os materiais recicláveis do restante do lixo e entregar no posto de coleta mais próximo. Está aí um motivo de orgulho para São Pedro do Sul, a Cooperativa Bem Viver que há mais de um ano, dá o destino de tratamento aos detritos da cidade.
Resíduos como papéis, vidros, plásticos e metais, são coletados pela Bem Viver. Os cooperativistas buscam os materiais nas casas, basta deixar o lixo separado na frente da residência. A coleta seletiva é uma lição de cidadania. Benefício mútuo entre cidade, população, meio ambiente, trabalhador.
Formada por catadores, a cooperativa proporcionou melhores pagamentos pelo material arrecadado. Segundo a Presidenta da Bem Viver, Sandra Oliveira da Cruz, cada catador estaria recebendo, em média, 500 reais por mês. “Quanto mais o catador coletar, mais ele vai receber”, explica Sandra. Atualmente há 19 cooperativistas e este número pode aumentar.
A iniciativa da cooperativa veio dos catadores que procuraram apoio do LEO e Lions Clube da cidade. O projeto foi elaborado pela acadêmica de Psicologia do Centro Universitário Franciscano(UNIFRA), Daiana Vieira. A coleta seletiva é muito mais que reciclagem, é bem viver! Colabore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário