sábado, 24 de julho de 2010

Alerta para a BR287


O número de mortes nas estradas este ano é o reflexo da imprudência dos motoristas. Somente nesses primeiros sete meses de 2010, 17 pessoas já morreram somente na BR 287. São 11 fatalidades a mais que todo ano passado.


Um dos piores trechos da BR 287 é na zona urbana de Santa Maria. É onde ocorre o maior número de acidentes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Maria, a rodovia é uma das mais violentas do Rio Grande do Sul. Ocupa o terceiro lugar do ranking.


Em 2009, a PRF de Santiago registrou 4 mortes na BR 287. Durante este, 10 vidas já foram ceifadas naquela região. Perguntei aos patrulheiros por que esse aumento absurdo de vítimas. A resposta foi a “imprudência”. De acordo com a PRF, a estrada está em boas condições e os motoristas aproveitam para pisar a fundo no acelerador. “Diziam que a estrada era ruim com os buracos que tinha, mas era bem melhor porque as pessoas andavam de vagar”, desabafa um patrulheiro.


Essas mortes na BR 287 refletem o descontrole e o despreparo psicológico dos motoristas. Olhando assim, tenho a impressão que o ser humano não ama a vida, é auto-destrutivo. Vidas de 20, 30, de 50 anos se vão em minutos, em um choque de 200 km/h.


É triste. É lamentável que diante de tanta campanha e tantos gritos de socorro pela paz no trânsito, ainda vamos assistir a mortes fúteis e absurdas nas estradas. E o pior, antes mesmo de chegar ao final deste texto ouço no rádio que mais uma mulher foi atropelada na BR 287, pela manhã. Até quando? Quando vamos sair de casa tranqüilos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário