Desde o dia 2 de janeiro entrou em vigor, em todo país, um novo sistema de aposentadoria por idade(65 homem e 60 mulher) para trabalhadores urbanos. Com os dados atualizados e corretos no Cadastro Nacional de Informações Sociais(CNIS), o contribuinte agenda sua visita em uma agência da Previdência Social e em 30 minutos está aposentado.
A medida visa agilizar o atendimento e diminuir o tamanho das filas nos prédios do Instituto Nacional do Seguro Social(INSS). Na última terça-feira, 27, duas novas modalidades de aposentadoria entraram para este sistema rápido de concessão. Por tempo de contribuição, quando devem ser comprovados 35 anos de trabalho, e o salário maternidade.
Porém, o brasileiro ainda não está adaptado ao novo sistema. Na cidade de Santa Maria, de 34 requisições de aposentadoria por idade para trabalhadores urbanos, 9 foram atendidas em 30 minutos e destas, somente, uma pessoa conseguiu o benefício. O gerente executivo regional do INSS, Adelar Escobar explica que os dados empregatícios dos segurados normalmente estão desatualizados. “A pessoa que conseguiu o benefício em 30 minutos estava com todos os dados corretos, dentro da lei”, comenta Escobar.
O atendimento do INSS em São Pedro do Sul é realizado pelo PREVMóvel, unidade móvel da Previdência Social, uma vez por semana, de acordo com o técnico de seguro social, Adão Biulchi. A PREVMóvel deve aparecer aqui na cidade somente no final de fevereiro, mas Biulchi destaca que, ainda não é possível dizer se, pela unidade móvel, será possível realizar a aposentadoria em até 30 minutos.
Para cadastrar os vínculos empregatícios e o tempo de contribuição ao INSS no CNIS o trabalhador deve ir até uma agência da Previdência Social mais próxima. Depois de todos os dados preenchidos e certificados pelo agente do INSS, basta agendar pelo número telefônico 135 ou pelo site http://www.previdenciasocial.gov.br/ sua visita ao INSS e garantir o seu benefício.
Em Santa Maria, a Previdência Social fica na Rua Venâncio Aires, número 2114, esquina com André Marques.
Bernardo B. Bortolotto
E-mail: colunabbb@gmail.com
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 31 de janeiro de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário