sábado, 6 de setembro de 2008

Você é o Brasil

O Brasil completa 186 anos de Independência no domingo. O 7 de setembro é marcado pelos desfiles nas principais ruas das cidades brasileiras. Exaltação à bandeira, ao exército, às escolas, que levam o futuro da nação para as ruas. Mas sem tanto entusiasmo. O patriotismo nunca foi o forte do Brasil. Conheço pessoas que odeiam ter nascidas brasileiras. São tantos os corruptos que muitos já desistiram.

A corrupção tira a esperança de qualquer um. Mas aí, é bom recorrer aos livros de história ou pensar na professora das séries iniciais. O Brasil é explorado desde sua descoberta. Tudo produzido aqui, era entregue de mãos beijadas aos portugueses. Estes usavam, abusavam do povo daqui. A própria designação brasileiro vem da extorsão. Pois quem trabalhava no corte de Pau Brasil, era brasileiro. Vem do trabalho.


O Brasil é jovem. Um adolescente, em relação a paises europeus. Aliás, um grande prazer de um brasileiro é exibir produtos europeus, mesmo sabendo que maior parte destes são chineses. Sabendo também, das nossas matas, nossa água, da biodiversidade de invejar qualquer país desenvolvido.

O mau começo. Estratégias mal elaboradas. O individualismo e o egoísmo de governantes foram e são os responsáveis pelo atraso do desenvolvimento no país. Lalaus, Valérios, Dantas, entre outros, estão sendo descobertos. É humilhante ao cidadão ver tantos ladrões no poder. Já bastam aqueles que roubam para comer. Um Brasil digno e respeitoso está por vir. E as boas mudanças estão nas singularidades, nos gestos, no caráter de cada brasileiro.


Bernardo B. Bortolotto - *Acadêmico de jornalismo

Envie Sugestões! E-mail: colunabbb@gmail.com

Texto Publicado no jornal Gazeta Regional do dia 6 de setembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário