sábado, 22 de novembro de 2008

A ponta de um iceberg

A notícia de que o Ministério Público(MP), por meio do promotor de justiça de São Pedro do Sul, Davi Lopes Rodrigues Júnior, entrou com pedido de cassação do prefeito eleito, Marcos Ernani Senger (PT), da vice Elaine Pereira, a Neneca (PMDB) e do vereador reeleito Moacir Ramos, o Gauchinho (PSDB), na segunda-feira, 17, agitou a cidade.

Durante esta semana o promotor não quis se manifestar sobre o assunto. Um servidor informou que enquanto a representação estiver em trâmite, ele não falará. De acordo com a assessoria de imprensa do MP, as acusações contra o prefeito eleito giram em torno de um cantor contratado para tocar na Ronda do CTG Itaquatiá, em 2007. Este, teria feito um verso lançando a campanha de Marcos.
Conforme o site do MP, o promotor tem provas que este mesmo cantor, “amigo e colaborador”, teria feito campanha, inclusive uma apresentação em uma festa no Passo dos Barroso, em 4 de outubro, um dia antes das eleições. Neste evento, o artista teria pedido votos para Senger, com conotações em suas canções e versos.

Não pára por aí. A acusação também é de “distribuição de carne, bebidas e transporte gratuito” para aquela localidade no dia da festa. Segundo a assessoria de imprensa do MP, o promotor Davi Lopes Rodrigues Júnior, afirma que o Passo dos Barroso é “paragem de pessoas humildes”.

Marcos Senger se diz tranqüilo em relação as acusações. “Sempre procurei fazer as coisas corretas. Há denúncias contra atos praticados por um vereador que me atingiria, porque esta pessoa teria pedido votos para mim”, relata o prefeito eleito. Quanto ao evento no Passo dos Barroso, descrito pela assessoria de imprensa do MP, o petista nega qualquer envolvimento.

Marcos contribui com um piquete, doando camisetas antes do período eleitoral. “Eu como advogado sempre auxiliei as entidades. Eu dei umas camisetas, inclusive escrito meu nome como advogado. Não existe má fé alguma”. Senger deve apresentar sua defesa em breve. Pelo menos mais três pessoas foram acusadas pelo promotor, por compra de votos(conforme a assessoria de imprensa do MP).

Para piorar, o estresse para a formação do secretariado da prefeitura é grande. A coligação, essencial para a vitória nas urnas, aumenta a dor de cabeça. Quem fica com qual secretaria? Alguns nomes foram selecionados. Entre eles, está um ex-vereador de Santa Maria, que não conseguiu boa votação nesta última eleição e ficou de fora do legislativo.

O nome de Loreni Maciel causou indignação em alguns são-pedrenses. Poucos o conhecem. Uma questão paira no ar: não poderia ser alguém daqui para esta vaga? Faltam 39 dias para o novo prefeito assumir seu posto. Até lá, muita coisa ainda deve acontecer.

Bernardo B. Bortolotto - *Acadêmico de jornalismo

Entre em contato pelo e-mail: colunabbb@gmail.com

Este texto foi publicado no jornal Gazeta Regional do dia 22 de novembro de 2008

Um comentário:

  1. Parabéns Bernardo pelo Blog!
    Ser jornalista é saborear diariamente cada partícula da notícia. É trabalhar na busca constante pela verdade, mostrando-a sob os mais diferentes ângulos.
    Nesse sentido você está no caminho certo para ser em pouco tempo um grande jornalista!
    abraços,
    Airton Amaral

    ResponderExcluir