segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Carta de despedida

 Hoje, eu escrevo para agradecer. Esta será a última vez que me lerá  neste espaço. Os desafios que escolhemos para nossas vidas nos fazem tomar decisões. Algumas trazem muita felicidade, outras, tristeza. É com muito pesar que me despeço do Gazeta Regional e de nossos leitores/colaboradores.

Faz três anos e três meses que escrevo ao jornal. Quando comecei, estava no segundo ano da faculdade. Tudo surgiu com uma troca recíproca. Eu precisava escrever. À época, o Gazeta necessitava de colunistas. Então, começamos esta parceria.

No início, sempre passamos por dificuldades. Eu dividia meu tempo entre os estudos, trabalho (de 2008 a 2010 repórter da rádio Santamaraiense) e os textos semanais. Mesmo assim conseguia me manter informado para sustentar textos com ênfase no município. Mas foi ficando ainda mais difícil.

Em janeiro de 2010, entrei para o Grupo RBS de Santa Maria. Era estagiário na área de telejornalismo. Na prática, era produtor de reportagens e de boa parte do que o Jornal do Almoço levava ao ar. Não podia aparecer na “tela” antes de estar formado. Mas não deixava de ser escalado para fazer matérias, que iam ao ar com meus textos, porém, sem a minha voz e imagem.

O tempo passou e o final de curso se aproximando. Foi ficando complicado escrever sobre o que acontecia em São Pedro do Sul. Então, em uma conversa com o editor chefe do Gazeta, chegamos à conclusão de manter o espaço com crônicas que poderiam abordar temas diversos e não teriam prazo de validade.

Novos desafios surgiram. Se já estava corrido, ficou ainda mais. No dia 2 de fevereiro de 2011 comecei a trabalhar como repórter freelancer do Diário de Santa Maria. Onde fiquei sete meses, até ser convidado para integrar a equipe da RBS TV dos Vales, em Santa Cruz do Sul. Nesse meio tempo, em agosto, eu estava formado.

Agora, o tempo extra é ainda mais estreito. Mas quando gostamos das coisas, a gente sempre dá um jeito de fazer. Porém, o Grupo RBS faz um contrato de exclusividade com seus funcionários e, por isso, preciso deixar de escrever neste espaço.

Tenho muito a agradecer à direção e funcionários deste jornal. Sempre foram parceiros e compreensivos. Nesta troca, tenho certeza, nós evoluímos juntos. E nós, nada seríamos se não fossem vocês, caros leitores. Todos fazem parte deste crescimento.

Escrevendo em viagem, dentro de um ônibus, agradeço com muito carinho todos que leram, criticaram, sugeriram e elogiaram. A todos que compreenderam minha falta de tempo, assimilando os erros de digitação e até de português.

Aos políticos irritados, e até àqueles que pensam que são, me acusando de ser deste ou daquele partido, os meus agradecimentos. Esta é a certeza da minha isenção. Pois o único partido que tomei neste espaço foi o da comunidade.

Um fraterno abraço e até breve!

2 comentários:

  1. ...Valeria a pena ATUALIZAR!
    E até passas um ar (...).
    Vontade de ter o ODOR DE VÁRIAS COISAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi só um TCHAU o blog.

      * Numa vez dissestes numa reporta sobre VISOO: alias mudar tal em VÁRIOS ASPECTIOS NORMALIZA.

      Excluir