segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A primeira impressão


O centro de Santa Cruz do Sul é muito bonito. A Rua Marechal Floriano Peixoto é como se fosse a 15 de Novembro de São Pedro do Sul. O forte do comércio e o movimento mais intenso de pedestres estão nesta via. Próximo à Catedral São João Batista, um Túnel Verde (como é chamada pelos santa-cruzenses) é formado por inúmeras árvores plantadas às margens da rua.

Caprichoso, o povo de Santa Cruz dá um exemplo de planejamento nas vias da cidade. É uma sociedade exigente, com fortes traços da cultura alemã e que não sorri ao visitante no primeiro encontro. Comportamento, que em um primeiro momento, parece dizer: “olha, aqui nós somos assim, trate de se adaptar ao nosso jeito”.

Hospedado em uma pensão, tenho aproveitado as caminhadas até o trabalho para observar e conhecer as ruas de Santa Cruz. Apesar dos elogios à exigência e organização dos moradores, o município sofre com um mal que toda e qualquer cidade impulsionada pelo desenvolvimento sofre: o trânsito!

A maior parte das ruas é de mão dupla e os cruzamentos têm poucas sinaleiras. Para um visitante, é difícil saber quais ruas são preferenciais. Em horários de pico, a desordem está armada. Mais um exemplo de que, mesmo em uma cidade como Santa Cruz, o trânsito necessita de planejamentos quando ainda nem é possível imagina-lo um problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário