domingo, 19 de outubro de 2008

Terra Preta

A parte inferior do solo da terra preta é repleta de fragmentos de cerâmica pré-colombiana. Esta terra é encontrada somente onde haviam pessoas, o que significa que trata-se de um solo artificial, resultante da atividade humana anterior à chegada dos europeus.
Um dos elementos cruciais da terra preta é o carvão vegeta, obtido da queima de plantas e outros detritos orgânicos em baixa temperatura. Adicionados em solos ruins, o carvão moído e a fumaça líquida, provocam um crescimento exponencial na população microbiana, dando início ao ecossistema subterrâneo, essencial à fertilidade. O carvão proporciona um habitat aos micróbios em parte porque os nutrientes ficam presos, isto é, não são levados embora.
A agricultura responde por mais de um oitavo da produção humana de gases associados ao efeito estufa. O cultivo intenso da terra libera dióxido de carbono ao expor matéria orgânica antes no subsolo. A criação de terra preta em todo o mundo consumiria tanto carvão vegetal rico em carbono que compensaria suficientemente a liberação na atmosfera do carbono presente na terra.

Baseado na revista National Gegraphic do mês de setembro, edição 102.
Reportagem: “Nossa boa terra”, por Charles C. Mann (página 52 à 77)

Nenhum comentário:

Postar um comentário