sábado, 4 de outubro de 2008

Está nas tuas mãos

Amanhã, dia 5, é de muita importância para o Brasil. A população vai escolher o prefeito, de sua cidade, para a próxima gestão e também seu representante na câmara de vereadores. O voto consciente, como já foi escrito nesta coluna outras vezes, é de muita importância na seleção do candidato. Alguns eleitores ainda estão indecisos. Outros, confiantes. Cidadania é um dever de todos. Votar e cobrar o candidato no futuro é fundamental, mas não basta, também é preciso fazer.
No domingo saberemos quem será o prefeito dos próximos 4 anos. Mesmo ouvindo os dois partidos dos candidatos à prefeitura, anunciarem vitória com larga vantagem sobre o outro, me soa que esta eleição será disputadíssima. Mas, independente de quem vença, o papel da população ainda é o mais importante.
A cidade é o reflexo de seus moradores. O espelho das atitudes de cada um. Será que uma pessoa é capaz de solucionar todos os problemas? É um super-homem? Lixeiras destruídas, calcinhas vestindo placas de trânsito, pessoas brigando e discutindo nas ruas, bares, clubes. Não basta criticar sem tomar atitudes para solucionar o problema. Debater, com inteligência, as questões pertinentes às reclamações.
Ser cidadão é cobrar o prefeito, o vereador, candidatos, vizinhos, moradores, todos aqueles que fazem parte da tua comunidade. O progresso é coletivo. Choros, acusações, críticas e brigas, não cabem mais à sociedade contemporânea, se não vierem acompanhados de sugestões e atitudes. Os representantes eleitos pela sociedade, devem saber disto, o poder está nas mãos dos sãopedrenses.

Na hora de votar
Não esqueça do título eleitoral ou carteira de identidade. Leve sua cola. O eleitor pode até usar boné, camiseta, bandeira de seu candidato, mas jamais pedir voto(direta ou indiretamente), isto pode ocasionar uma prisão em flagrante.
Pessoas com 70 anos para cima não são obrigados a votar e não precisam encaminhar papéis ou justificar. Em caso de justificativa, esta pode ser feita até 60 dias depois das eleições em cartório eleitoral.

Bernardo B. Bortolotto - *Acadêmico de jornalismo

Envie sugestões! E-mail: colunabbb@gmail.com


Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 03 de outubro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário