domingo, 19 de outubro de 2008

O futuro do mundo em baixo dos teus pés

O mundo embarcou em uma onda de crises. Tudo acontece ao mesmo tempo. O aquecimento global, a falta de crédito nos bancos americanos(graças à prepotência do Tio Sam), escassez mundial de alimentos e tantos outros, levam a pensar que logo o mundo vai ser exterminado pela raça humana. Mas não é bem assim. A solução para muitos problemas do homem está sob teus pés, o solo.

Mais de 6 bilhões de pessoas dependem de alimentos cultivados em apenas 11% da superfície terrestre. Deste percentual, somente 3% abriga solos naturalmente férteis. A degradação da terra pode transformar zonas produtivas em locais estéreis com rapidez. Isto já está acontecendo. O uso em excesso de venenos, agrotóxicos e até mesmo de maquinários responsáveis pela compactação do solo, contribui para a improdutividade e degradação do ambiente.

O aquecimento global pode ser atenuado com o uso de carbono na recuperação de solos ruins. Sem gastos excessivos. A “terra preta”, encontrada no solo Amazônico, apresenta abundancia de minerais essenciais, como fósforo, cálcio, zinco e manganês. Seu elemento principal, que dá a cor escura à terra, é o carvão vegetal. Ele é responsável pelo crescimento exponencial na população microbiana, dando início ao ecossistema subterrâneo, fundamental à fertilidade. (Saiba mais sobre a terra preta na postagem acima).

Em países pobres, a escassez de alimentos é provocada principalmente pelos solos degradados. A solução é importar a alimentação, tornando-a mais cara, e por isto, muitos de seus habitantes passam fome. No Brasil já se tem notícias da crítica situação das regiões norte e nordeste. Em São Pedro do Sul, já começamos a sentir as dificuldades impostas pelo tempo. Portanto, cuide bem do teu solo, pois ele pode garantir o teu futuro e de milhares de pessoas.

Bernardo B. Bortolotto - *Acadêmico de jornalismo

Envie sugestões para o e-mail: colunabbb@gmail.com


Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 18 de outubro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário