sábado, 18 de julho de 2009

O encantador de amigos

Encantador. Com esta palavra eu defino um amigo. Eduardo Muller é o nome dele. Ou, Duda, Pequeno Dudu, Caguinha (deste ele gosta menos. Mas, são esses que mais pegam, né?), entre tantos outros apelidos que ele ganhou pelo Rio Grande a fora. Eu, por hábito, chamo de Duda. Ele é primo do meu primo. Então, quando éramos crianças nos encontrávamos nas festas de aniversário da família. Desde aí nos tornamos amigos. Na metade de 2007, o Duda fez a cirurgia do apêndice. Por complicações, que até hoje ninguém sabe ao certo como foram causadas, ele está deitado sobre uma cama, no Hospital de Caridade, em Santa Maria. Comunica-se pouco e com gestos vagos, é alimentado por sonda e respira pela traqueia.

Muitas turmas de amigos de São Pedro e região sentem falta deste companheiro. Sempre de bom humor estava disposto a contar uma de suas histórias (ou estórias) hilárias. O Duda tem um jeito único e divertido de descrever seus contos. De te fazer sorrir. O cara certo para ir a uma festa ou junção. Era só combinar o dia e a hora. Lá estava ele. Talvez não estivesse em todas, mas, o mate na praça, aos domingos, era indispensável.

Da noite para o dia, sua vida mudou. Faz dois aniversários que o Eduardo passa no hospital. Faz dois anos que esperamos incansavelmente pela sua cura. Pelo seu retorno. O esforço dos pais não permitiu que o pior acontecesse com nosso amigo. Enquanto os médicos não acreditavam na sua sobrevivência, todos ainda tinham fé e o Duda a vontade de viver.

Por mais incrível que pareça, a medicina de tecnologias avançadas, dos dias de hoje, não é capaz de esclarecer e dar uma posição concreta, para a família, do que realmente houve com o Eduardo. Um caso de justiça? Não sei dizer. Nenhum advogado, de Santa Maria e região, quis pegar o caso. Por quê?

Sei que o Duda não lerá este texto na data 20 de julho deste ano, o dia do amigo. Mas, nós os amigos acreditamos ainda e sempre vamos acreditar na tua recuperação. Amigos têm fé, crença e esperança uns pelos outros. E tenho a certeza que, cada pessoa que ler estes parágrafos lembrará deste amigo encantador e vai enviar energias positivas, de saúde, paz, e amor. Deus te abençoe, meu amigo!

E-mail: colunabbb@gmail.com
Texto publicado no jotnal Gazeta Regional do dia 18 de julho de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário