sábado, 31 de janeiro de 2009

Aposentado em meia hora

Desde o dia 2 de janeiro entrou em vigor, em todo país, um novo sistema de aposentadoria por idade(65 homem e 60 mulher) para trabalhadores urbanos. Com os dados atualizados e corretos no Cadastro Nacional de Informações Sociais(CNIS), o contribuinte agenda sua visita em uma agência da Previdência Social e em 30 minutos está aposentado.

A medida visa agilizar o atendimento e diminuir o tamanho das filas nos prédios do Instituto Nacional do Seguro Social(INSS). Na última terça-feira, 27, duas novas modalidades de aposentadoria entraram para este sistema rápido de concessão. Por tempo de contribuição, quando devem ser comprovados 35 anos de trabalho, e o salário maternidade.

Porém, o brasileiro ainda não está adaptado ao novo sistema. Na cidade de Santa Maria, de 34 requisições de aposentadoria por idade para trabalhadores urbanos, 9 foram atendidas em 30 minutos e destas, somente, uma pessoa conseguiu o benefício. O gerente executivo regional do INSS, Adelar Escobar explica que os dados empregatícios dos segurados normalmente estão desatualizados. “A pessoa que conseguiu o benefício em 30 minutos estava com todos os dados corretos, dentro da lei”, comenta Escobar.

O atendimento do INSS em São Pedro do Sul é realizado pelo PREVMóvel, unidade móvel da Previdência Social, uma vez por semana, de acordo com o técnico de seguro social, Adão Biulchi. A PREVMóvel deve aparecer aqui na cidade somente no final de fevereiro, mas Biulchi destaca que, ainda não é possível dizer se, pela unidade móvel, será possível realizar a aposentadoria em até 30 minutos.

Para cadastrar os vínculos empregatícios e o tempo de contribuição ao INSS no CNIS o trabalhador deve ir até uma agência da Previdência Social mais próxima. Depois de todos os dados preenchidos e certificados pelo agente do INSS, basta agendar pelo número telefônico 135 ou pelo site http://www.previdenciasocial.gov.br/ sua visita ao INSS e garantir o seu benefício.

Em Santa Maria, a Previdência Social fica na Rua Venâncio Aires, número 2114, esquina com André Marques.

Bernardo B. Bortolotto
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 31 de janeiro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário