segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A revolução das ruas

Enquanto as previsões prometiam um sábado com chuva o sol castigava cerca de 20 operários destinados a transformar a Expedicionário Almeida. Se fosse só os quase 40ºC do sol ficava fresco. Vestidos com macacão grosso e botas os homens espalharam duas camadas de asfalto. O suor escorria sobre a pele sob o peso das roupas no calor de 140ºC do novo chão.

Como um mar à beira da praia o calor cimentado atraiu pessoas. A bandeira vermelha não permitiu avançar no líquido escaldante do cimento. O equipamento moderno e novo fez o serviço. A comunidade abriu cadeiras para assistir. Alguns até desfilaram nas calçadas da via. Políticos comentavam a mudança e, discretamente, até pediram votos. A máquina passa e espirra asfalto para todo lado. Salve-se quem puder!

Os carros, agora deslizam sobre o asfalto como um par de patins sobre o gelo. Os buracos naquele trecho farão parte da história. Do passado. Os comerciantes brindam o novo acesso fácil e saboroso de trafegar. O trânsito vai fluir melhor. A modernidade se aproxima de São Pedro.

A euforia do comércio e também de alguns moradores esbarra nos desafios da canalização pluvial e cloacal. O brilho das obras não pode cegar para as consequências da instalação do asfalto. As águas das chuvas também irão deslizar com mais velocidade e mais concentradas.

A XV de Novembro também deixará seus buracos no passado. Isto deve ocorrer somente no próximo ano, já que, os são-pedrenses ainda farão suas compras de fim de ano. Aí, então, a comunidade poderá sentar outra vez para ver seu dinheiro sendo investido. Sim, um valor que trará retorno para toda cidade. A população se alegra ao ver o governo cumprindo seu papel. Claro que, se a conta não vier no IPTU, em 2010.

2 comentários:

  1. a iniciativa é boa so ñ pode esquecer de dar manutenção nas outras ruas. A 15 de Novembro vai ser um alívio de transitar
    Abraço, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Bernardo, coloquei teu blog num link no meu, olha lá: cotidiano-op.blogspot.com

    abraço!

    ResponderExcluir