sábado, 21 de maio de 2011

Mosaico


O 'mais' sempre, à primeira vista, demonstra-se interessante. A casa 'mais' bonita, o carro 'mais' potente, a pessoa 'mais' querida e daí por diante. É grande, chama a atenção e destaca o sujeito. Porém, ao longo de tempos e jornadas, tem-se percebido que são as pequenas coisas as responsáveis por fazer a diferença.

É a construção do mosaico de detalhes que as grandes coisas e atitudes se constroem. Por exemplo, quantos tijolos são necessários para construir uma casa? Sem o cimento, não seria possível juntá-los. Sem o cal, a areia e a água, não haveria o cimento. Por aí vai, e você já deve ter lembrado de outros exemplos.

Geralmente, as pessoas tentam levar a vida esquecendo-se do pequeno. Buscam chegar ao que há de mais interessante sem montar o mosaico de por menores. Com isso, as lacunas vazias ficam ocas e causam acidentes durante o percurso. Quando o vazio é grande, algumas pessoas patinam, sem sair do lugar.

Para seguir o caminho, é necessário prestar a atenção na estrada. Saber em qual chão se está pisando, do que é feito e onde é firme. É mais interessante observar a paisagem à sua volta do que imaginar e viver em um futuro que existe dentro da cabeça. Sonhar é importante. É o combustível que leva as pessoas a alcançar seus objetivos, a chegar o 'mais' de cada um. Porém, se manter (no) 'mais' vai depender de como o mosaico de detalhes foi construído.

Um comentário:

  1. Bom dia, Bernard. Me chamo Isabela. Gostei muito da imagem que vc postou e gostaria de utilizá-la para a apresentação de um colóquio que estou organizando na residência que faço parte. Entretanto, não encontrei o nome do autor deste mosaico. Gostaria de saber se vc tem esta informação. Desde já agradeço e aguardo retorno. Isabela Albuquerque.

    ResponderExcluir