sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Divergências da moda


As pessoas gostam de estar na moda. Mas o que é a moda? No dicionário, moda é: “comportamento, estilo, usos, costumes que prevalecem durante algum tempo e que variam segundo os gostos e as vontades das pessoas”. Daí surge “aquilo que está na moda”, o modismo. Certo? Então, a moda não sobrevive só de grifes. A boa moda deve sugerir condutas. É um tipo de construção de personalidade. Artificial, talvez. Mas o que vale, é o status.


Na sociedade de consumo(época atual), é preciso ser igual e diferente ao mesmo tempo. Se o indivíduo não se adequar aos outros, está por fora. Excluído do meio social. Vive em outro planeta. É obrigado a comprar isto ou aquilo. Já no patamar igual do próximo, vem o ser diferente. A construção do estilo próprio. Aparecem diversos penteadas, rostos pintados, acessórios, cores berrantes, camisas amarrotadas. Até carro do próximo ano. Consumo incontrolável.


Sobretudo, surge outra tendência. É a conscientização com o meio ambiente e o compromisso social. Mobilizações informam a importância da conservação da natureza. O quanto as pessoas devem se unir para não poluir, desmatar, economizar água e alimentos(feliz daquele que tiver terra para plantar e água para beber daqui uns anos). A sociedade faz ou tenta(ou não) a sua parte.


É um choque! De uma hora para outra vem a mudança de hábitos. Deixar de lado o carro e não poluir? Evitar comprar jeans e tênis da hora(algumas marcas faturam fortunas do comprador, ao mesmo tempo, exploram o trabalho infantil no Oriente Médio)? Tem coisas que não dá para entender! E jamais sairão de moda. Como a do salário, lançada no Rio Grande do Sul e municípios. O aumento para executivos, legislativos, entre outros secretários. A moda é isto! “Varia segundo gostos e vontades das pessoas”.




Bernardo B. Bortolotto - *Acadêmico de jornalismo

E-mail:
colunabbb@gmail.com

Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 23 de agosto de 2008

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