quinta-feira, 2 de abril de 2009

É sufocante e desagradável

Se você faz o trajeto São Pedro - Santa Maria(vice e versa) de ônibus já viajou em pé e amontoado em outros passageiros. As últimas viagens que fiz de lá para cá, foi em pé. Algumas pessoas ao meu lado, também em pé, reclamavam sem parar. E com toda a razão. O cobrador, com tom de voz nervoso, exclamava: “pessoal, aperta para o fundo que cabe mais gente”. O pior de tudo, é que pagamos o valor integral da passagem. Viajamos 40 quilômetros em pé e ainda precisamos dar uma apertadinha pra socar mais gente no corredor. Pode isso?

Esta semana liguei para o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens(DAER), para saber sobre a superlotação. É permitido por lei 45% de passageiros em pé do total sentados. Ou seja, em um ônibus com 42 bancos, podem ir até 19 pessoas em pé no corredor. Se passar disto, o DAER aplica multa de R$37,33 para cada passageiro a mais. Isto só ocorre se a fiscalização estiver na estrada ou se houver denúncia. O encarregado da fiscalização do DAER na região, Luis Fernando Uflacker garante o atendimento imediato em casos de denúncia.

Mas o problema, segundo Uflacker, é o horário de atendimento do órgão, que é das 8h às 11h30min e 13h às 17h30min. Porém, se houver uma denúncia, afirmando que em certa hora os transportes seguidamente carregam além do permitido, a equipe de fiscais vai até o local naquele horário.

Contei ao fiscal que certa noite, em um ônibus de estudante, estava chovendo para dentro a ponto de uma passageira abrir um guarda-chuvas. “Caracteriza falta de conservação”, diz Uflacker. Também lembra que, após uma denúncia, o DAER levou um ônibus até o corpo de bombeiros e pediu para jogarem água em cima, simulando uma chuva, para verificar se haviam goteiras.

Durante a entrevista, o fiscal insistiu quatro vezes para eu pedir aos usuários denunciarem as más condições e excesso de passageiros. “Parece que as pessoas têm medo”, reclama. A denúncia pode ser anônima e o DAER não revela o denunciante. Você pode delatar durante a viagem, com o seu celular. Existem dois números de denúncia em Santa Maria, são eles: 55 3222-7724 ou 55 3221-1876.

Não seja tímido, denuncie! Afinal, você paga passagem integral para viajar em pé e ouvir reclamação do cobrador? Isto que, nem aprofundei sobre o mau cheiro dos bancos, o barulho ensurdecedor do motor, as baratas passeando pelas paredes, o vento que passa pelas janelas fechadas e por aí vai. Para comprovar, viaje entre Santa Maria e São Pedro de ônibus, pela empresa que mais faz esta linha.
Já pensou no superfaturamento?

Bernardo B. Bortolotto

E-mail: colunabbb@gmail.com
Texto publicado no jornal Gazeta Regionl do dia 28 de março de 2009

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