domingo, 25 de outubro de 2009

Cortar salários para fugir do prejuízo

Um projeto-sugestão enviado pelo prefeito Marcos Senger (PT) à Câmara de Veradores sugere a redução pela metade do seu salário, da vice-prefeita Elaine Pereira (PMDB) e o dos secretários, até o final de 2009. Os respingos da crise mundial demoraram a atingir São Pedro do Sul. Ao que tudo indica, no próximo ano, os pingos chegarão com mais intensidade.

“Cortar da própria carne” é uma expressão apropriada. A aliança formada na campanha eleitoral de 2008 não permite que Cargos de Confiança (CC’s) sejam excluídos. Os secretários, que recebem salário mais elevado que os CC’s tiveram que entrar para o enxuga. Nem todos devem ter aprovado a decisão. Afinal, quem gosta de ganhar menos, quando se pode mais?

Para valer a proposta do prefeito Senger, o legislativo precisa votar e aprovar o projeto. O que deve ser feito pelos vereadores. Se bem que não é muito do feitio daquela casa cortar gastos. Como o cofre aberto pertence a outros, a economia deve ser aceita.

Mas, e se o projeto não for aprovado? Uma hipótese é a seguinte: cortar CC’s. Aliás, é um bom argumento. O legislativo não aprova a sugestão de redução salarial e a única forma de reduzir gastos sem parar as obras e os investimentos no município é exonerar os CC’s. Aí, diminuirá as reclamações destes empregados.

Enquanto outras cidades baixaram salários, extinguiram secretarias e os CC’s, São Pedro segue em condições de investir e realizar obras conforme sua necessidade (as ruas esburacadas, pelo visto, não fazem parte destas necessidades). Por enquanto está tudo tranqüilo. Marcos Senger ainda governa à sombra da economia deixada pelo seu antecessor. Cerca de R$ 3 milhões ficaram nos cofres públicos (cito este valor porque vi nos extratos do executivo, no final de 2008).

Ao enviar a solicitação de redução salarial à Câmara de Vereadores, o governo municipal acena com problemas financeiros. O caixa não é mais o mesmo do início de mandato. As próximas decisões do executivo serão decisivas para o planejamento de 2010. E, pelo percebido, o prefeito Marcos Senger não medirá esforços para manter a economia longe do vermelho, mesmo que precise recorrer ao próprio bolso.

E-mail: colunabbb@gmail.com
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 24 de outubro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário