sábado, 3 de outubro de 2009

Deu gripe no Santo

Só pode ser depressão. Talvez seja sinusite. Bem ao certo ninguém sabe. Podemos dizer que é irritação. Ou não? Em castigo eu não acredito. Brincadeira muito menos. Perdeu o controle sobre si e não consegue fazer parar de chover. O nosso Santo está doente. O nível de chuva ultrapassou a média no Sul do Brasil e bateu recordes em cidades gaúchas neste mês de setembro.

Milhares de pessoas ficaram desabrigadas. Sem lar. Casas foram levadas por enchentes, pelo vento e perfuradas pelo granizo. Centenas de residências, aqui na região central, ainda estão cobertas por lonas, desde o temporal do feriado de 7 de Setembro. Duas pessoas perderam as vidas aqui no Rio Grande do Sul (RS). Até mesmo para o plantio o excesso de água é ruim e causa prejuízos.

São Pedro perdeu as chaves do céu! Está passando tudo. É como erguer uma caixa e o fundo ceder. Parece não ter fim. Dezenas de cidades decretaram situação de emergência. Por sorte, o Santo simpatiza com a nossa São Pedro do Sul. Segundo a central de meteorologia (a mais próxima da região) da Base Aérea de Santa Maria (BASM) choveu 335 mm, em SM. Quase três vezes mais que o mesmo período do ano passado (128 mm). E não vai parar por aí. Os centros meteorológicos preveem mais chuva para o mês de outubro.

O problema de São Pedro é sério e semelhante ao de nós aqui em baixo. Teremos que enviar um remedinho lá para cima. Precisamos cuidar da saúde do Santo. Ele não suporta as intempéries e mudanças climáticas da primavera. Espirra, tosse, derrama lágrimas (é sinusite e rinite, sei bem como é!), corre água do nariz e cai tudo na gente. É uma gripe daquelas. Então é a nova gripe. Agora parece que todo mundo pega a influenza A - H1N1. Vixi! E a primavera está só no começo, serão longos os próximos três meses. Será que ele também é alérgico ao pólen das flores?

E-mail: colunabbb@gmail.com
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 03 de outubro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário