sábado, 31 de janeiro de 2009

Aposentado em meia hora

Desde o dia 2 de janeiro entrou em vigor, em todo país, um novo sistema de aposentadoria por idade(65 homem e 60 mulher) para trabalhadores urbanos. Com os dados atualizados e corretos no Cadastro Nacional de Informações Sociais(CNIS), o contribuinte agenda sua visita em uma agência da Previdência Social e em 30 minutos está aposentado.

A medida visa agilizar o atendimento e diminuir o tamanho das filas nos prédios do Instituto Nacional do Seguro Social(INSS). Na última terça-feira, 27, duas novas modalidades de aposentadoria entraram para este sistema rápido de concessão. Por tempo de contribuição, quando devem ser comprovados 35 anos de trabalho, e o salário maternidade.

Porém, o brasileiro ainda não está adaptado ao novo sistema. Na cidade de Santa Maria, de 34 requisições de aposentadoria por idade para trabalhadores urbanos, 9 foram atendidas em 30 minutos e destas, somente, uma pessoa conseguiu o benefício. O gerente executivo regional do INSS, Adelar Escobar explica que os dados empregatícios dos segurados normalmente estão desatualizados. “A pessoa que conseguiu o benefício em 30 minutos estava com todos os dados corretos, dentro da lei”, comenta Escobar.

O atendimento do INSS em São Pedro do Sul é realizado pelo PREVMóvel, unidade móvel da Previdência Social, uma vez por semana, de acordo com o técnico de seguro social, Adão Biulchi. A PREVMóvel deve aparecer aqui na cidade somente no final de fevereiro, mas Biulchi destaca que, ainda não é possível dizer se, pela unidade móvel, será possível realizar a aposentadoria em até 30 minutos.

Para cadastrar os vínculos empregatícios e o tempo de contribuição ao INSS no CNIS o trabalhador deve ir até uma agência da Previdência Social mais próxima. Depois de todos os dados preenchidos e certificados pelo agente do INSS, basta agendar pelo número telefônico 135 ou pelo site http://www.previdenciasocial.gov.br/ sua visita ao INSS e garantir o seu benefício.

Em Santa Maria, a Previdência Social fica na Rua Venâncio Aires, número 2114, esquina com André Marques.

Bernardo B. Bortolotto
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 31 de janeiro de 2009

domingo, 25 de janeiro de 2009

Desempenho do município nas provas do SAERS

Desempenho individual das escolas, de acordo com o site do SAERS. Formato PDF
Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari

Correção: “Abaixo da média”

No texto publicado dia 24 de janeiro, foi dito que em nosso município existem quatro escolas estaduais, sendo duas de Ensino Médio. Na verdade são três escolas e apenas uma é de Ensino Médio.

No site do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul(SAERS), os resultados de 2007 incluem quatro instituições de São Pedro do Sul, são elas: Tito Ferrari(Ensino Fundamental e Médio), Hilda Koetz, Firmino Cardoso Junior e Ibo Schmidt(ambas de Ensino Fundamental).

O colégio Ibo Schmidt fechou as portas e não funciona mais.

Abaixo da média

No dia dois de março inicia o ano letivo na rede de ensino estadual, no Rio Grande do Sul. Os pais se perguntam muitas vezes: “Onde devo matricular meu filho?”, “Qual colégio apresenta o melhor ensino?”. Em São Pedro do Sul são quatro escolas estaduais, sendo duas com Ensino Médio. E as notícias que vêm da 8ª Coordenadoria Regional de educação(CRE) desanimam.

Em 2007 foi realizada a prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul(SAERS). O objetivo do SAERS é “diagnosticar as habilidades cognitivas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática”. Somente alunos da segunda e quinta séries do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio realizam o teste.

A partir daí, os resultados são enviados às escolas, com intuito de uma avaliação das políticas educacionais. Cada instituição tem autonomia para tomar as atitudes necessárias para melhorar ou manter o desempenho.

De acordo com a 8ª CRE, São Pedro do Sul está abaixo do parâmetro estadual em todas as provas, exceto na de matemática do primeiro ano do Ensino Fundamental. Nesta, pouco mais de 70 alunos, de 147, fizeram a prova e atingiram a média de 253, sendo que a do Estado é de 249,8.
Estes dados são de 2007 e o resultado das provas realizadas em 2008 deve sair até maio deste ano. Para ver todas as médias gerais do município e também de cada colégio estadual da cidade, acesse o blog desta coluna: www.colunabbb.blogspot.com ou vá direto à página do SAERS, que é: www.saers.caedufjf.net

Bernardo B. Bortolotto

E-mail: colunabbb@gmail.com
Texto publicado no jornal Gazeta Regional de 24 de janeiro de 2009

sábado, 17 de janeiro de 2009

Alerta: febre amarela

A febre amarela está dando dor de cabeça aos órgãos de saúde do Estado e de mais 109 municípios das regiões central e noroeste, entre eles, São Pedro do Sul. Depois de comprovar duas mortes de seres humanos por contaminação do vírus, o trabalho de vacinação foi intensificado nas regiões de risco. Desde sexta-feira(9) as quatro casas do Programa de Saúde da Família(PSF) já vacinaram cerca de 900 pessoas.

Do mês de dezembro de 2008 até agora, foram encontrados seis macacos(bugios) mortos na região da Carpintaria e um em Cerro Claro. A febre amarela ainda não foi confirmada como a causadora da morte dos animais. A Coordenadora das Ações de Saúde do município, Nádia Soligo Corrêa destaca a dificuldade em constatar o vírus nos bugios mortos, porque o animal precisa ser encontrado em até oito horas após sua morte. Nádia acrescenta que existem mais quatro localidades com a denúncia da morte dos animais, onde a prefeitura deve realizar um mapeamento e enviar à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde(CRS), em Santa Maria.

Os mosquitos transmissores haemagogus e sabethes vivem em matas silvestres e não saem mais que 20 metros para fora. É a única forma de transmissão, por meio do mosquito. Aqui na cidade muitas pessoas ainda vivem no interior e por isto é importante a vacina. “Qualquer pessoa pode se vacinar. Inclusive quem é de fora, que está de férias na cidade”, garante Nádia.

Mas cuidado. São Pedro participou de campanhas contra a febre amarela em 2002 e quem tomou a vacina em um período menor de 10 anos não precisa fazer novamente.

A cidade carece urgentemente de identificar as causas que vêm matando estes macacos. Ao que tudo indica os transmissores da febre estão à solta e bem próximos. Portanto, se você ainda não fez a vacina, procure já um PSF e garanta a sua imunização.

Bernardo B. Bortolotto

E-mail: colunabbb@gmail.com

A imagem acima foi lincada do site www.saude.pr.gov.br
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 17 de janeiro de 2009

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

295 mil ao vento

Qual notícia você quer primeiro? A boa ou a ruim? A boa! Já na primeira semana de 2009 São Pedro do Sul recebeu duas emendas parlamentares, sendo 100 mil reais destinados ao turismo e 195 mil à agricultura(duas parcelas de 97,5 mil). Mas agora vem a notícia ruim. O município não pode colocar as mãos em nenhum centavo deste dinheiro porque está registrado no Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados(Cadin), uma espécie de SPC ou Serasa para municípios.

De acordo com o prefeito Marcos Senger, a cidade entrou para a lista em junho do ano passado, depois de efetuar um pagamento errado para o INSS. Senger também explica que em dezembro foi feito um parcelamento da dívida, da qual, não soube informar o montante.

O prefeito garante que até o dia 15 esta situação estará resolvida. O próximo passo será buscar os 295 mil recebidos pelas emendas parlamentares. Mesmo não tendo uma secretaria de turismo, 100 mil serão utilizados para esta finalidade. A verba já teria destino certo, porém Senger prefere não divulgar onde será aplicada.

A cidade precisa sair da lista do Cadin para utilizar o dinheiro. Independente de quem é o responsável pela falha do pagamento ao INSS, é importante que esta administração resgate os 295 mil reais. Cabe a comunidade fiscalizar se as verbas ficam aqui e qual investimento será realizado com estes valores. O ex-prefeito, Victor Doeler não foi encontrado para falar sobre o assunto.
Bernardo B. Bortolotto

Participe pelo e-mail: colunabbb@gmail.com
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 10 de janeiro de 2009

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Ano novo. Novos ares

Passada a euforia das festas de final de ano, 2009 já sai voando. No primeiro de janeiro o prefeito Marcos Senger assumiu a prefeitura da cidade. Os ares devem mudar em São Pedro do Sul. Desde 1988, Walmyr Dressler e Victor Doeler revezavam o executivo. Não quero aqui, discutir os (de)méritos de cada um. Apenas salientar o que os são-pedrenses já sabem, ou deveriam saber.

Antes mesmo de governar, Senger está com as mãos cheias de pepinos. A começar pela justiça. O promotor do município, Davi Lopes Rodrigues Júnior quer ver o prefeito fora do pleito. Mas quem se beneficiaria, caso Senger seja afastado?

Levando em conta que haverá uma nova eleição, alguém deve substituir o nome de Marcos, mas quem? Victor Doeler já manifestou sua saída da política, portanto não voltaria a concorrer. A vaga cairia de mão beijada para Walmyr Dressler que se empenhou em toda a campanha de Senger. Relembrando, isto não passa de uma hipótese.

Eu não acredito na cassação do prefeito. Se os eleitores de São Pedro elegeram Marcos, que alimentou a campanha chamada “Chega dos Mesmos”, é porque gostariam de mudanças. Experimentar outra pessoa, outro gênio. E se a justiça voltar atrás em sua decisão e afastar o novo prefeito, pode não haver a mudança desejada pela maioria.
Enfim, nossa cidade carece de empregos. Oportunidades de educação profissional. Desenvolvimento das áreas periféricas e também do centro da cidade. Espera-se continuidade nas obras que o governo anterior vinha fazendo. O turismo deve urgentemente ganhar mais atenção. Não vejo outra forma da cidade crescer e gerar empregos, senão pelo turismo.
Fique de olho nas promessas do novo governo e cobre. Aos são-pedrenses um 2009 repleto de paz e saúde. Ao governo, um ano novo repleto de realizações à comunidade. Sucesso a todos.

Bernardo B. Bortolotto

Participe pelo e-mail: colunabbb@gmail.com
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 03 de janeiro de 2009