sábado, 27 de junho de 2009

Rio Grande do Sul já tem 59 casos de influenza A (H1N1)

De acordo com o boletim de 26/6, da secretaria de saúde, o Rio Grande do Sul tem 59 casos confirmados de Influenza A (H1N1):

1 Bagé - Argentina
1 Balneário Pinhal - Contato com caso importado
1 Erechim - Argentina
2 Ijuí - Argentina
1 Lajeado - Argentina
1 Novo Hamburgo - Argentina
1 Passo Fundo - Argentina
18 Porto Alegre - Argentina, Paraguai, Europa, contato com caso importado
3 Santa Maria - Argentina, contato com caso importado
1 Santo Ângelo - Europa
28 São Gabriel - Argentina - Contatos com casos importado
1 Viamão - Argentina

Os casos suspeitos somam 95 e os descartados 37.
Fonte: Secretária de Saúde do estado do Rio Grande do Sul

Gripe A, saiba mais

O que é a gripe A?
É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2. O atual surto, que teve início na América do Norte, é provocado por uma versão mutante do vírus H1N1 capaz de infectar humanos e se propagar de pessoa para pessoa.

Quais são os sintomas da gripe A?
Em humanos parecem ser semelhantes aos produzidos por gripes comuns, sazonais. Esses sintomas incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, sensação de frio e fadiga. A maioria dos casos registrados até agora no mundo parecem ser brandos, mas no México foram registradas várias mortes.

Gripe A pode ser tratada?
As autoridades americanas dizem que duas drogas geralmente usadas para tratar casos de gripe, Tamiflu e Relenza, se mostraram úteis no tratamento de casos que aconteceram até agora.
Porém esses remédios devem ser ministrados nos estágios iniciais da doença para terem efeito. O uso desses medicamentos também torna mais difícil que pessoas infectadas passem o vírus para outros.

Ainda não está claro que efeito as atuais vacinas podem ter para oferecer proteção contra o novo tipo do vírus, já que ele é geneticamente diferente de outros tipos.
O vírus pode ser contido? Muitos especialistas acreditam que a sua contenção, numa era de viagens aéreas fáceis, deverá ser muito difícil.

O que eu devo fazer para me proteger?
Qualquer pessoa com sintomas de gripe e que podem ter tido contato com o vírus da gripe A devem procurar
Que medidas posso tomar para evitar a infecção? Medidas comuns para se evitar infecções e de higiene manual podem ajudar a reduzir a transmissão de viroses, incluindo a gripe A em humanos.

Estas medidas podem ser simples como cobrir a boca e o nariz quando tossindo ou espirrando, usar um lenço de papel quando possível e jogando-o fora logo após o uso.

É importante também lavar as mãos frequentemente com água e sabão para evitar que o vírus se propague de suas mãos para a face ou para outra pessoa.

Ao cuidar de uma pessoa gripada, o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca diminui o risco de transmissão.

Se suspeitar procure ajuda médica.

Por que a OMS mudou o nome da gripe suína para gripe A H1N1?
Segundo Dick Thomson, porta-voz da instituição, o nome foi trocado porque o vírus "é cada vez mais humano e cada vez tem menos a ver com o animal". "Recebemos muitas consultas de associações de animais e produtores questionando o nome, e finalmente decidimos trocá-lo", disse Thomson.

A OMS afirmou repetidas vezes que a doença não pode ser contraída ao se comer carne de porco assada, mas o nome da gripe levou vários países a decretarem proibições a importação de carne de porco do México e dos Estados Unidos, onde a epidemia apareceu. O governo do Egito ordenou o abate de porcos por temores da gripe.

A mudança vem de encontro com o desejo do México, que rejeitava o uso da denominação "gripe mexicana" para referir-se ao vírus H1N1, ao considerar que este termo pode ser discriminatório e afetar a imagem do país .
Fonte: Último Segundo - http://www.ultimosegundo.ig.com.br

segunda-feira, 22 de junho de 2009

STF vota por um Brasil menos qualificado e informado

Noite de quarta-feira, 17 de junho de 2009. Jornalistas e cursos de comunicação entram em luto, no país. O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalismo. Foram oito votos a favor da desregulamentação e um contra. Um ato que revelou outras vontades do STF e de seu presidente Gilmar Mendes.


Não sabemos o que vai acontecer daqui para frente. Porém, o Supremo deixou algumas dicas. Gilmar Mendes expressou em tom claro que vê importância do diploma para três categorias, entre elas, medicina e engenharia. No dia 18, quinta, Mendes admitiu que outras profissões podem vir a questionar a necessidade de um certificado. Não fique surpreso se a sua profissão também for desregulamentada. No Brasil as coisas são assim, as coisas acontecem sem o conhecimento e a opinião dos brasileiros.


Tanto STF como advogados de defesa discutiram o assunto com embasamentos vazios. A obrigatoriedade do diploma nunca impediu que pessoas sem formação acadêmica na área, como médicos, engenheiros, advogados e outros profissionais, pudessem publicar regularmente artigos.


Os magistrados e outros pensam que vão afastar os jornalistas, críticos e investigadores de atos corruptos, como o coronelismo da família Mendes no Mato Grosso, mas estão enganados. Esta decisão serve para unir forças, não somente na área do jornalismo, mas em outras profissões também, que “podem vir a questionar a necessidade de um certificado”. E, tenho certeza, que você deseja receber informação correta e ética. Por isso, seja exigente, opte sempre por jornalistas por formação, já que, a justiça brasileira é conivente com a falta de qualificação.


Mais de 80% quer expositores de fora na Femasp 2010


83% das pessoas que votaram no blog desta coluna optaram pela vinda de expositores de outras cidades para a Femasp, em 2010. 12% foram contra e 4% não estão interessados no assunto. A enquete expressa a opinião dos visitantes e não tem valor cientifico.




Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 20 de junho de 2009

domingo, 14 de junho de 2009

O tempo pede mais

O Dia dos Namorados foi na sexta, mas, tenho certeza que muitos casais vão estender a comemoração da data para o final de semana. Aliás, o tempo vai colaborar com os pombinhos. Vai fazer aquele friozinho ao anoitecer e amanhecer. Perfeito para se cobrir e aproveitar o seu amor. Ótimo para levantar e tomar um café caprichado com frutas, biscoitos, pãezinhos, frios(queijo, presunto), torradas, chocolate quente, suco, sem esquecer do “bom dia” especial que você vai receber.

Estive olhando algumas dicas para o 12 de junho na internet. Muitas são para casais que estão sempre correndo contra o tempo, algumas vezes, se encontram apenas nos finais de semana. Para estes, qualquer minutinho juntos deve ser bem aproveitado. Depois de sair das cobertas e tomar um café, que tal uma caminhada ou passeio pela natureza? Na volta, não esqueça de um mimo. Um docinho, chocolate, uma rosa. Aproveite bem o tempo juntos.

Li algumas simpatias com ervas, sais, plantas, flores, velas. Não acredito muito nisto. Porém, pode dar certo porque elas despertam a “vontade” e se alguém tem aspiração e realmente quer algo, consegue, conquista. Para fortalecer a fé no amor do casal você pode fazer Orações.

Independente de você procurar simpatias, oração, presentes, surpresas, o bom é conhecer a pessoa que está ao seu lado e usar a criatividade para impressioná-la. Saiba do que seu amor gosta e procure agradar com um presente simples. Nesta época a sensibilidade está à flor da pele e gestos de carinho, expressões de sentimentos são infalíveis. Que tal começar o dia com um sorridente, carinhoso, sincero e sonoro “eu te amo”? Então, aproveite os dias frios e ensolarados e desfrute o melhor do amor!

Bernardo Bortolotto

E-mail: colunabbb@gmail.com
Texto publicado no Jornal Gazeta Regional do dia 13 de junho de 2009

sábado, 6 de junho de 2009

Há um ano, nós!

Um casal nunca esquece o primeiro encontro. Comemora o primeiro beijo. Sabe o dia das primeiras declarações de seu amor. As palavras estão na ponta da língua. As crianças nunca esquecem o primeiro dia de aula, amigo, presente. Eles nunca esquecem do carrinho, elas, da boneca. O homem lembra, como se fosse hoje, o primeiro gol de sua vida. Só de pensar, as mulheres até sentem a estranha(dolorosa?!) sensação das primeiras cólicas. Assim como eu(e, talvez, você também) não vou esquecer o dia 7 de junho de 2008, quando foi publicado meu primeiro texto na Gazeta Regional.

Tudo começou com a minha vontade imensa de escrever e praticar. Sabia da disposição do veículo. Enviar o primeiro texto não era o problema. O difícil seria continuar escrevendo durante todas as semanas. Se não vou escrever notícia, o que posso publicar? Comecei com comentários sobre assuntos que haviam ou seriam publicados no jornal. Às vezes sai um informativo. Logo parti às crônicas(minhas preferidas).

O maior desafio é escrever para e sobre São Pedro morando em Santa Maria. É conciliar o tempo de estudo, trabalho e projetos. Nesta hora, recorro aos e-mails, sugestões e opiniões dos leitores. Para tal, está disponível o e-mail e o blog exclusivos para este espaço. Mas o que ainda impera são os comentários, as sugestões, críticas e opiniões vistos nas ruas.

O desafio é maior neste próximo ano. As ideias devem ser renovadas. Os textos aprimorados e devemos estar preparados às novidades. O tempo está mais curto e por isso conto com a sua participação. Nossa relação é em prol do município, da discussão, do debate, do bem estar, da comunidade. Neste segundo ano, quero que você já levante aos sábados pensando em mim, com a Gazeta Regional na mão.

Bernardo B. Bortolotto
colunabbb@gmail.com
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 06 de junho de 2009

terça-feira, 2 de junho de 2009

Visitas

Olá. O blog recebeu novos visitantes. Saudamos as cidades

São Gabriel

Nilópolis

São Paulo

Florianópolis

Belo Horizonte

Ijuí

Parobé

Porto, Portugal

Loures, Portugal