sábado, 30 de maio de 2009

Estrangeiros na feira

As últimas decisões tomadas pelo poder executivo sobre a Femasp repercutiram no meio social e empresarial. O governo vai assumir toda organização da feira em 2010. A Associação Comercial e Industrial (ACI), que colaborou na organização em 2008, e seus associados não ficaram contentes com a ideia, já que, no próximo ano, a Femasp deve receber expositores de outras cidades.

Em nota divulgada na edição anterior da Gazeta, a ACI diz que quando a feira recebia expositores de fora o comércio local começou a se retirar. É natural, nossos comerciantes querem faturar em nossa terra. Fazer o dinheiro girar em São Pedro, se podemos dizer assim. O comércio sempre teve voz ativa e influência nestes eventos, até porque é bem representado. Mas, será que não estão esquecendo do mais importante da Femasp, os visitantes? O que eles acham sobre?

Em Santa Maria, uma polêmica gira em torno dos supermercados fechados aos domingos e feriados. Medida conquistada pelos sindicatos da categoria. Depois de receber uma série de reclamações, segundo o presidente da Câmara de Comércio e Indústria (CACISM), Júlio Kirschof, a CACISM recolheu mais de 10 mil assinaturas em prol da abertura dos supermercados aos domingos e feriados, e apresentou à Câmara de Vereadores, em audiência pública e ao prefeito César Schirmer. Ainda não saiu uma decisão.

A CACISM resolveu saber o que as pessoas querem. Será que a ACI, junto com outros órgãos não pode tomar uma medida neste sentido?

Novidades, só na feira?

A Femasp é o além das coisas. Quem a visita tem a expectativa de ver algo novo, tecnológico, ver soluções e tudo com preços acessíveis. Não basta o comércio mostrar novidades e novas parcerias. Este é um dever diário das empresas, pelo menos, para quem quer sobreviver no mercado. O São-pedrense merece variedade, novidade, bom atendimento todos os dias. O ano de feira é sinônimo de superação.

Para levar o nome da cidade para além das fronteiras precisamos muito mais que uma feira de dois em dois anos. Assunto para outro dia. A organização do evento precisa ser minuciosa e impecável. Pois se, o dinheiro fica em São Pedro porque os expositores são locais, corremos o risco de o nome também ficar por aqui. Dê sua opinião! Você é a favor ou contra a vinda de expositores de outras cidades para a Femasp? Responda na enquete ao lado.

Bernardo B. Bortolotto - Acadêmico de jornalismo

E-mail: colunabbb@gmail.com

Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 30 de maio de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário