domingo, 6 de setembro de 2009

Intercâmbio na notícia


São Pedro do Sul é um município com cerca de quatro mil habitantes. As águas do rio Vouga atraem turistas de diversas regiões e colabora com o desenvolvimento do, recém emancipado, município. Não fique confuso. Estou falando mesmo de São Pedro do Sul. Fique tranquilo, não mudou nada nesta São Pedro onde você mora. Este município é outro São Pedro do Sul, situado na região central de Portugal.

A semelhança dos nomes gerou confusão na redação do jornal A Razão que publicou na quinta-feira, dia 27 de agosto, uma nota na editoria “A Razão do Rio Grande” (pág. 10) referindo-se à nossa cidade com o título “Requalificação de jardim e mirante em processo”. Sem dúvida o conteúdo causou estranheza aos são-pedrenses que leram a publicação.

As primeiras linhas do texto dizem o seguinte: “A Câmara Municipal de São Pedro do Sul procederá a requalificação do Jardim Central junto ao quartel do Corpo Voluntário de Salvação Pública, tendo adquirido terreno conjuntamente com uma parcela que acrescerá para o futuro Centro de Saúde (...) Será criado um novo passeio para peões até o quartel dos bombeiros...”. E por aí segue a nota (leia completo na imagem acima).

O autor do texto não identifica fontes, por isso, concluo que houve uma pesquisa em algum site de buscas, provavelmente o Google, e surgiu a notícia de São Pedro do Sul, de Portugal. Faltou checagem de informação e também conhecimento da região central do Estado. Ou, pelo menos, dos municípios que fazem divisa com Santa Maria.

Segundo o jornal Português, Público, São Pedro do Sul foi emancipada cidade no dia 12 de junho deste ano. Somente os nomes são iguais, as cidades são completamente diferentes. A gaúcha tem quatro vezes mais habitantes que a portuguesa. As duas possuem particularidades turísticas distintas. O clima, a região e a cultura europeia são diferentes do nosso clima tropical.

A curiosidade é a estrada que leva ao conhecimento. Pela internet conheci outro município de costumes e histórias diferentes com nomes iguais. A troca na informação local nos transportou para milhares de quilômetros de distância. Quem sabe não incentivou turistas a viajarem para Portugal, andar de barco no rio Vouga, numa província abençoada pelo mesmo Santo Pedro? Vai saber.

E-mail: colunabbb@gmail.com
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 6 de setembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário