sábado, 7 de novembro de 2009

Santa Maria incentiva São Pedro

O município de Santa Maria incluiu São Pedro do Sul em rota turística religiosa. Santos Caminhos da Fé terá roteiro que passará por 10 cidades com nomes de santos. O projeto será lançado no final do mês, no 21º Festival do Turismo de Gramado. É a oportunidade para nossa cidade se lançar no cenário turístico estadual, nacional e mundial, por que não?

O projeto santa-mariense inicia com visitação à Basílica da Medianeira, em Santa Maria, no sábado. Durante uma semana os turistas irão visitar templos e atrativos culturais dos municípios com nome de santo, incluindo São Pedro. Depois destas visitações, o grupo retorna à Santa Maria para receber o certificado de Peregrino dos Santos Caminhos da Fé.

Santa Maria já pensa no retorno econômico ao município e à divulgação aos fiéis que participam e/ou ainda vão participar da Romaria (ocorre neste domingo, dia 08). A iniciativa também vai gerar renda nos municípios que receberão os turistas. Aqueles que souberem aproveitar esta oportunidade podem alavancar o turismo em sua região. É o caso de São Pedro do Sul que dispõe de potencial histórico invejável.

Para isto ocorrer será necessário conscientização da comunidade deste potencial. Como, por exemplo, as madeiras petrificadas com cerca de 200 milhões de anos. O governo também deverá fazer a sua parte. O comércio também deve estar preparado para receber os visitantes. Num primeiro momento, o roteiro destes turistas deve ser restrito, porém, nada impede uma parceria para ampliar o mapa de visitação, incluindo locais, como Cerro do Itaquatiá, Ermida, Pedra Grande, entre tantos outros.

São Pedro pode crescer no cenário mundial turístico devido a grande quantidade de fósseis. Basta utilizar de forma correta esta riqueza que está abaixo do nosso solo. O turismo em São Pedro do Sul exige mudanças de comportamento social, investimentos público e privado e muita organização. Vejo aí um começo. Lembro que o município ingressou na rota do Caminho das Origens. É um avanço importante. O turismo exige investimentos altos e o retorno é para médio e longo prazo. Com a força da Santa aqui do lado, São Pedro pode chegar ao progresso mais cedo do que o imaginável.

E-mail: colunabbb@gmail.com
www.twitter.com/colunabbb
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 07 de novembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário