domingo, 22 de novembro de 2009

Temporal em São Pedro do Sul deixa 4 famílias desabrigadas

Reportagem e fotos: Bernardo Bortolotto

Um temporal atingiu São Pedro do Sul por 40 minutos, na virada de sábado para domingo, entre meia-noite e 1h da madrugada. A ventania derrubou cinco postes da rede de energia elétrica na área urbana. Dezenas de árvores caíram e casas foram destelhadas.

Conforme o Corpo de Bombeiros (CB), quatro famílias ficaram desabrigadas. Uma delas está no ginásio municipal de esportes (um casal e duas filhas) e as outras três em casas de vizinhos. No interior, estradas ficaram interrompidas. Ninguém ficou ferido.

Árvore caiu na Praça Crescêncio Pereira, em frente à Casa de Cultura
Duas viaturas do CB saíram às ruas logo depois do término do temporal, por volta da 1h e 10min. Seis árvores de Eucalipto que interrompiam a BR 287, entre São Pedro e Santa Maria, foram removidas, na madrugada. Na Avenida Walter Jobim, por volta das 10h da manhã de domingo, uma Tipuana estava pendurada na fiação elétrica e levou mais tempo para ser retirada.

A cena também ficou assustadora na Praça Crescêncio Pereira, onde três árvores de grande porte caíram. O prédio do Fórum em construção, ao lado do campo municipal de futebol, teve as paredes internas de gesso destruídas.
No Passo das Taquaras, o vendaval destruiu telhados e derrubou matos de Eucalipto
O CB distribui lonas para os atingidos. Até o meio-dia de domingo, cerca de 400m² haviam sido distribuídos. A prefeitura deve doar telhas a partir de segunda-feira.

VRS 805

A estrada que liga São Pedro do Sul a Toropi também ficou bloqueada por árvores em diversos pontos, segundo os bombeiros. Um grupo de pessoas não conseguiu voltar de um baile que ocorria na localidade de Baltazar.


Homem observa estragos do vendaval
Números

Ainda não há um levantamento do total der residências atingidas. Estima-se que o interior da cidade foi mais atingido. No perímetro urbano, a Vila Santa Luzia registrou mais estragos, de acordo com o CB.

Vento derrubou árvores em vários pontos da praça
Rio Grande do Sul

No estado, 28 municípios decretaram situação de emergência. Até sábado, sete pessoas haviam morrido devido aos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul. Durante a madrugada sábado para domingo, os ventos atingiram 104 km/h, em São Borja, na Fronteira Oeste.

E-mail: colunabbb@gmail.com
Siga no twitter! www.twitter.com/colunabbb

Nenhum comentário:

Postar um comentário