sábado, 13 de março de 2010

O déficit é zero, mas o saldo é negativo

Durante estes quase quatro anos de governo, a governadora do Rio Grande do Sul (RS), Yeda Crusius luta incansavelmente para alcançar o “déficit zero”. Aliás, ela alcançou e inclusive será lema de campanha, suponho. Mas, eu nunca vi um “déficit zero” gerar tantos prejuízos.

Prejuízos na educação, na segurança pública, nas estradas estaduais, na saúde e em quase todos os setores. A educação gaúcha foi avaliada como uma das piores do Brasil, “pela primeira vez na história deste estado”.

Qualquer pessoa, até mesmo um aluno do Ensino Fundamental seria capaz de prever a decaída da educação no RS quando Yeda começou a enxugar a máquina dos professores e acumular o máximo de alunos dentro de uma sala de aula. A desvalorização dos profissionais também prejudica o ensino. Até hoje os educadores correm atrás do piso salarial nacional, coisa que a governadora faz de tudo para não dar.

E os policiais? Cada vez mais a criminalidade avança com recursos avançados e a Brigada Militar (BM) e a Polícia Civil (PC) são obrigadas a combater com armas sucateadas (muitas nem funcionam), sem treinamento há anos e ainda por cima recebendo uma merreca. São verdadeiros heróis nossos servidores da BM, Corpo de Bombeiros e PC, que mesmo diante do descaso da infraestrutura lutam pela nossa segurança e salvam vidas.

Os gaúchos já balançam para o lado dos pedágios nas estradas porque está quase impossível trafegar nas rodovias. Já não bastam os impostos dos automóveis e do combustível?
Bem, este é o ano. A campanha para governador do RS já começou. E as estradas começaram a ser consertadas, recapeadas. Depois de anos de rodovias ruins, teremos consertos.

O novo Presídio Regional de Santa Maria (que já era para estar pronto a uns dois anos) vai ser concluído e construído mais um módulo. As policias estão recebendo viaturas novas (a quanto tempo guardadas esperando por 2010).

O Hospital Regional terá a ordem de serviço assinada na próxima terça-feira, 16 de março, e deve desafogar os Prontos Socorros de outros hospitais da região.

Diante disso, chego a conclusão de que todo ano deveria haver eleições. É nessa época que as coisas acontecem. E quanto ao “déficit zero”, é lamentável que o RS seja visto como uma empresa. Este número zero irá desaparecer antes mesmo de 2010 terminar e nosso prejuízo será muito maior do que qualquer valor em dinheiro.

www.flickr.com.br/bernardobortolotto
colunabbb@gmail.com
www.twitter.com/colunabbb

Nenhum comentário:

Postar um comentário