sábado, 27 de março de 2010

Silêncio!

Como está difícil ficar em silêncio. É quase impossível ficar um minuto seguido sem ruídos. Barulhos que vêm do trânsito, da televisão, do rádio, da construção do vizinho, da lavagem em frente de casa, do cachorro que não para de latir, na viagem de ônibus. Inúmeros acontecimentos destroem o silêncio. Enquanto lê agora, está em pleno silêncio? Se estiver, mantenha-o o máximo que puder, pois é raro. Raríssimo!

Nas grandes cidades o silêncio se tornou um produto caro. É comum ver pessoas saindo da área urbana para passar o final de semana no interior. A pessoa descansa e relaxa mais. Talvez, o único barulho seja o de uma ave ou da criação de gado. De uma galinha que acaba de por o ovo, quem sabe.

Mas são poucas pessoas que podem viajar todo final de semana e ir para um recanto de natureza. O custo é elevado para quem não tem uma propriedade no interior. E mesmo saindo todo final de semana, são inevitáveis as complicações causadas pelo barulho. O nível de estresse aumenta, as noites são mal dormidas e cada vez mais curtas e, é claro, tem o problema de audição que surge ao longo do tempo.

São Pedro do Sul, uma cidade vista como pequena e do interior, é refúgio para muitos. É uma cidade mais calma, mais silenciosa. Porém, podemos ficar em alertas, porque já são poucas as áreas onde se pode dormir em pleno silêncio. Alguns moradores podem fazer as malas e ir para suas propriedades do interior ou de algum conhecido. Por enquanto ainda vale como plano de fuga. O silêncio é raro, cada vez mais caro e, ainda mais, necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário