sábado, 7 de agosto de 2010

Pare, olhe, escute

Ao falar em trânsito, sempre se lembra dos motoristas imprudentes que se espatifam nas rodovias do Brasil. Uma onda de mortes desenfreada. A prudência deveria nortear a união homem-veículo. A cautela é fundamental tanto para motoristas quanto aos pedestres. O dia 8 de agosto é destinado ao pedestre e à reflexão.

O pedestre só não tem preferência em quatro circunstâncias: em semáforos, em travessias de trem, quando ambulâncias estão em emergência e em escoltas policiais. Nas outras situações o pedestre é prioritário e deve ser respeitado.

De qualquer forma, quem está a pé é mais vulnerável em acidentes. O pedestre deve refletir e saber cumprir as leis de trânsito. Reclama-se dos carros que não param antes das faixas de segurança para as pessoas atravessarem as ruas. Contudo, é mais fácil encontrar pedestres atravessarem as vias longe das faixas. Alguns se arriscam e saem por trás de veículos grandes. Outros, apressados, correm rua à fora com fluxo intenso, assumindo o risco de tropeçar e cair em frente aos veículos.

O dia 8 de agosto serve para refletir os deveres e direitos dos pedestres para com os motoristas e vice-versa. O trânsito é muito mais do que carros, motos e caminhões circulando pelas ruas. Hoje, ele é uma questão de sobrevivência, de vida e morte. Um grito por consciência.


Na RBS TV foi ao ar uma reportagem sobre o comportamento dos pedestres no trânsito. Você pode assistir a reportagem no blog da RBS TV Santa Maria. Está no Jornal do Almoço do dia 06 de agosto. A reportagem é de Vanessa Felippe

Nenhum comentário:

Postar um comentário