sábado, 11 de setembro de 2010

A árvore de balas

Há quase 20 anos conheci uma pessoa que possuía a árvore mais preciosa do planeta. No pátio de sua casa, na cidade de Campo Bom (região metropolitana de Porto Alegre) ela estava plantada. Era uma árvore de balas.

Os sabores dos “frutos” eram de amendoim, morango, doce de leite e chocolate. Que planta maravilhosa. Eu era uma criança. Ele era um quase velho, muito sábio e gentil.

Uma vez, ou até duas por ano, ele vinha trazer os frutos da árvore. Criançada ansiosa para comer as balas. Mas, não era simples para ganhar uma. Aquele senhor fazia charadas, perguntas. “Qual a capital do Brasil?”, “Quanto é 2 vezes 3?”.

Quem acertasse a resposta, num bolo de crianças (todos primos), ganhava umas “balinhas” do meu tio-avô. E quem errasse, acabava ganhando uma “colher de chá”. Ele fazia uma pergunta bem fácil, que os outros com as mãos cheias, não podiam responder.

O tempo passou e eu descobri que a árvore de balas era um supermercado. Não mudou nada. Mesmo eu sendo um quase adulto, sempre ganhava as balas quando ele vinha visitar a irmã (minha avó), os sobrinhos e sobrinhos-netos.

Muito ouvi durante minha vida, o “tio Luiz chegou!”. Todos saíam de suas casas para abraçar o “tio Luiz” e a “tia Ilse”, sua esposa. Ele chegava de bermudas até os joelhos, de cor clara e um sapato leve, quase da mesma cor. Sempre usava um chapéu. Alguns até pareciam ser feitos de “caixa de ovo”. Era engraçado. Era sua característica.

Dos últimos três anos para cá, ele não pôde mais nos visitar. Ele contraiu uma doença terminal. No último dia de agosto desse ano, o tio não resistiu e nos deixou.

Quando recebi a notícia, de maneira involuntária, minhas lembranças buscaram um flash. Eu e meus primos, um bando de crianças, estávamos cercando o “tio Luiz”, ansiosos para responder rápido a cada pergunta e ganhar um punhado de balas.

Mais que uma árvore do doce, o tio plantava a harmonia em família. Ele criou uma fábula para nos ensinar coisas básicas da vida, um pouco de história, de matemática, de português. Para nos reunir e nos ver sorrindo. Um amontoado de crianças feliz. Um aglomerado de adultos em volta ajudando seus pequenos.

A árvore de balas viverá em minha memória para sempre. Sinto que fiz parte de um conto. Um senhor que “regava todas as manhãs” a sua árvore da felicidade e da alegria da gurizada. Que todo ano fazia a colheita e vinha distribuir aqui em casa.

O tempo passou, eu cresci e o senhor partiu. Foi embora na hora que deveria ir, aos 84 anos. Se foi depois de cultivar uma árvore de sorrisos, respeito, sabedoria, união e amor entre a família.

Agora, plante essa semente no céu, conte seu segredo sobre sua árvore cativa, faça a criançada daí de cima sorrir e aprender com a pureza do amor. Crie um conto. Continue a semear o bem ao lado de Deus.

5 comentários:

  1. Aaaaa. não é qualquer coisa que me faz chorar, hiem. Sabe que quando recebi a notícia fiquei chocada, logo depois refleti e acabei lembrando desta mesma história e contei para mihas colegas de trabalho.Que maravilha fazer parte deste conto, mesmo nao tendo ideia da bontade sensibilidade e sabedoria do tio naquela época.Bom,poderia ficar horas aqui falando sobre isso, mas como é somente um comentário: parabéns pela tua sensibilidade e dom de transformar esta historia linda em palavras.

    ResponderExcluir
  2. Será que eles sabem dos sonhos que fazem a gente ter quando contam mentiras boas? Devem saber. Viajei pelos caminhos mais puros da minha infância cheia de historias, contadas pelos velhos guardiões e incrementadas por mim, tão crente então nas mais inviáveis das possibilidades.

    Um abraço fraterno pra ti e para o tio Luiz!

    Elis

    ResponderExcluir
  3. Estes velhos sábios nos fazem pensar como era boa nossa infância, momentos de brincadeiras e histórias que hoje já não acontecem mais. Os anos passam e os encontros com os primos ja não existem. Ficam nas nossas lembranças os momentos em que passamos juntos e as histórias que teremos para contar para os filhos um dia. E com certeza a lembrança dos ensinamentos deixados pelos sábios que passam por nós durante a vida.

    ResponderExcluir
  4. Como todos falam, não tem um de nós (primos) que não lembre desta história quando se fala a respeito do Tio Luiz, bons momentos, boas história e boas lembraças.. Alem de Tio era meu Padrinho, e que me faz tbm tem boas lembraças, que quando ele vinha sempre trazia algum presente e eu adorava (coisas de criança), o que hoje trocamos por um abraço ou gesto de carinho. Palavras muito bem colocadas, ótimo suas lembranças.

    ResponderExcluir
  5. Nossa primo...fiquei sem palavras...e tb não consegui conter as lágrimas...impossível...para quem conheceu e conviveu com essa pessoa maravilhosa que era o tio Luis...Parabéns Bernardo...não teria homenagem melhor do que esta para ele...Abraços...Carla

    ResponderExcluir