sábado, 11 de setembro de 2010

Simples assim

Foto: Bernardo Bortolotto
Simples. As melhores coisas que acontecem na vida são simples. E tudo que é simples é inesperado e atinge aos seres com força. O que se espera do sol, se não a sua luz e o seu calor. O que mais vem do vento, se não um sopro no cabelo. E o verde da grama, um bom lugar para descansar. Da água, quer-se o refresco e a sede saciar. Aos animais resta a pureza da admiração e do amor.

É tudo tão simples que é óbvio. É tão óbvio que nem reparamos mais. A luz do sol surge por trás dos morros todos os dias. Amém! Quando é quente demais é reclamável. Mas, quantas vezes você o admira se esconder por trás dos morros, em sua despedida? Sentir o alaranjado do céu, à tardinha, em sua combinação esplêndida com a brisa que setembro sopra. Simples assim, grandioso ao espírito.

O verde da grama, a terra sentida entre os dedos das mãos, dos pés, é tão banal. É tão gostoso. Quem o faz, se não o morador do campo? Os Ipês amarelos e roxos já anunciam a chegada da primavera. Enfeitam nossas ruas e casas. Quem se reúne para vê-los florescer? De longe admiramos, em mais um desse afazeres de trabalho, talvez até de dentro de um carro.

A simplicidade da vida é o prazer da natureza. Aquilo que hoje não sentimos mais com a intensidade de décadas atrás. Os relacionamentos estão distanciados pelas tecnologias. A grama esquecida no pátio já está por cortar. O sol serve de lamento quando esquenta. E quando chove? O lamento é pela água que não para de cair.

As atividades humanas estão cada vez mais artificiais e complexas, a ponto de deixarmos de lado o simples. O belo. Contemple a chuva, o sol, o vento, a terra. Comemore com seus amigos ao lado de um lago, sob um céu azulado e um sol quente. Sinta a brisa bater em seus cabelos. Converse um pouco e logo vai sorrir. A simplicidade é assim, você espera muito pouco dela e ela te dá prazeres que imaginava não existir mais.

2 comentários:

  1. O sol tava lindo ontem... A chuva tá bem gostosa hoje... Os ipês dão um cenário tão vivo na rua. Ultimamente procuro não lamentar. É um baita exercício, e faz um bem gigante! Todo simples é grandioso, a vida contempla a gente todo o dia com uma coisinha boa.. é só querer enxergar.
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. É, às vezes a gente fica tão atordoado com as tarefas do dia-a-dia que esquece que a melhor forma de "exorcizar" a preocupação e os problemas está bem ali. Respirar o ar puro, contemplar o sol, sentir a grama e as flores. Belo texto. Simples assim. Bjos

    ResponderExcluir