sábado, 30 de janeiro de 2010

Se não der num E NEM noutro, o resto é lucro

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) facilita o acesso dos brasileiros às universidades federais. Além disto, permite que o jovem com baixa renda ingresse na faculdade por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Sem dúvida, estes meios de ingresso ao estudo aumentaram o número de jovens cursando uma graduação. Porém, as mudanças realizadas, na forma de ingresso em faculdades por meio do ENEM, me preocupam.

Sabe-se que a prova não tem o mesmo nível de dificuldade de um vestibular das universidades. Até aí, dá para entender o motivo. Alguns mestres põem em dúvida a forma como as questões são elaboradas. Falam em conotações. Estes enxergam algum tipo de campanha política por meio da prova. Bem, mas, a minha preocupação é outra.

O candidato recebe sua nota para se inscrever em um curso. Candidatos com as médias mais altas ganham as vagas. Eu, por exemplo, optaria pelo curso de Direito, da UFSM. Vamos supor que, minha media seria 50. O ponto de corte do curso de Direito na UFSM foi de 55. Bem, já não me serviria, porque eu não passei do corte. Portanto, eu escolho outra universidade qualquer. E a minha média também não seria suficiente para o curso de Direito em outras instituições. Então, eu poderia optar por qualquer outro curso que minha nota seja maior.

Cada um de nós escolhe uma profissão. Os critérios de escolha são diversos, mas, a partir do momento que se faz uma opção, a determinação e o empenho são maiores. Quando se escolhe uma graduação, apenas para entrar em uma universidade, além de tirar a vaga de alguém que realmente gostaria de estar lá, é muito provável que, o futuro profissional não sinta satisfação em seu papel na sociedade e isto deve acarretar em mão de obra desqualificada.

Geralmente, quando o jovem escolhe um curso e depois percebe que não é sua área, ele vai acabar desistindo e logo procurará algo que seja melhor para si. Mas, quando a escolha é baseada em “ingressar em uma universidade para ver no que dá”, “já que é de graça” o prejuízo é gritante para a sociedade.

Da importância de uma boa formação todos nós não temos dúvidas. Agora, o que muitos não enxergam, é que, enquanto um jovem leva 10 anos para se formar em um curso de cinco, os cofres públicos são onerados. O desleixo colabora com estes atrasos. As festas universitárias também. E, isso é normal, em universidades federais.

O governo quer empurrar o maior número possível de pessoas às universidades para obter índices. E, parece não estar preocupado com a conseqüência. E a sociedade, além de pagar em impostos, ainda pode sofrer com profissionais desqualificados.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Resultado do Enem deve ser divulgado na quinta-feira

Por Amanda Cieglinski - Agência Brasil

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antes previstos para fevereiro, devem ser divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nesta quinta-feira (28). As provas foram realizados nos dias 5 e 6 de dezembro por cerca de 4 milhões de estudantes.

De posse da nota, os estudantes poderão concorrer a vagas em universidades federais que aderiram ao Enem em substituição aos seus vestibulares. A escolha será feita pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que deve entrar no ar após a divulgação das notas do Enem.

Cerca de 40 universidades federais aderiram à proposta de substituir o vestibular tradicional por um novo modelo de seleção por meio do Enem. Algumas substituíram totalmente seus processo seletivos pelo exame, outras vão usar a nota como integrante do vestibular.

Confira a lista das universidades federais que vão utilizar a nota do Enem em seus vestibulares, na região Sul do país.

Região Sul

Universidade Federal do Rio Grande (Furg): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.
Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.
Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): Adota o Enem em fase única.
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): A nota do Enem poderá ser considerada no resultado do vestibular. O aluno decidirá se o desempenho no Enem deve ser levado em conta ou não.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Uma luta de fé e solidariedade

A lágrima percorre a pele lisa de rostos alvejados pelo desespero e pela dor. A gota do choro escorre pelo pó da face ao ter de sobreviver mais um dia com panelas e pratos vazios. São crianças, mulheres e homens. Todos passam fome. Sede! Ninguém sabe se irá sobreviver. Mas que diferença faz a morte para aqueles que perderam pai, mãe e filho. Têm familiares e amigos misturados a toneladas de concreto, sabem-se lá quantos metros abaixo da terra. O que resta para o Haiti? O que sobra para o homem?

Dinheiro e riqueza não são capazes de comprar uma migalha de pão. Não se tem onde buscar alimento. Não se tem onde plantar, colher e vender. A terra que um dia recebeu árvores e plantações ainda é o principal prato dos haitianos. Bolacha de barro. O que já era ruim ficou pior. Agora, este barro está misturado ao amianto do concreto derrubado pelo terremoto. É cancerígeno.

O seu futuro depende agora de colaboradores estrangeiros, que trazem água, comida, roupas, cobertas e colchões. Soldados da paz que apaziguam a luta selvagem por um gole de água ou por uma lata de sardinhas.

Sem casa. Sem ter para onde ir. Deitado, sentado ou em pé sob um céu estrelado, o haitiano vê, no brilho dos astros, um outro planeta. Existiria lá um bom lugar para viver? Não sabe. Pensa que seria muito melhor do que o país mais pobre das Américas.

O urro de socorro de um Haiti engolido pela terra retumba no planeta. Milhões de pessoas colaboram com este país flagelado. Seja com alimento, dinheiro, roupas ou apenas uma mensagem otimista. Seja como for. O mundo está sensível. Não só no Haiti, o planeta sofre com tragédias naturais de todas as formas. O homem está com medo.

Ao haitiano, resta a esperança, a força e a reconstrução, quem sabe, de um país melhor. Ao homem, sobram gestos simples que fazem da vida grandiosa, como a sensível lágrima que escorre pelo rosto carregado das marcas da perda. Como um sorriso de quem recebe um copo de água e renova sua fonte de fé. E como a solidariedade daquele que doa de si ao próximo.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ajude o Haiti

Abaixo algumas formas de você fazer a sua parte. Para o Haiti, por enquanto, são aceitas doações em dinheiro.

- Igreja Metodista de Porto Alegre abriu, na agência 0035 do Banrisul, a conta número 06035245-06.

- O banco HSBC envia sua doação para arrecadar fundos para o trabalho do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Agência: 1276
Conta Corrente: 14526-84


- O Itaú Unibanco lançou uma campanha para receber doações em dinheiro para o Haiti. Os recursos serão repassados para a Cruz Vermelha. As doações podem ser feitas em todo Brasil nos mais de 30 mil caixas eletrônicos ou pelo Bankline.
Agência 6480
Conta Corrente: 04751-0
CNPJ da Cruz Vermelha: 07.127.753/0001-
01

Acesse o site da Cruz Vermelha (CV) de Santa Maria para obter mais informações ou ligue 55/3027.4510. A sede da CV fica na Rua Duque de Caxias, 2784, Bairro Medianeira Santa Maria - RS, CEP 97060-210.

Se você tem roupas, colchões, cobertores ou algo que possa doar, não esqueça dos desalojados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Ooo correria!!

Caro leitor, devido a alguns trabalhos extras e mudanças recentes acabei por deixar de atualizar este blog. Ah, também estou sem internet em casa. Não se precupe, logo postarei os textos publicados no jornal que não estão aqui e ainda espero atualizar este espaço diariamente com notícias e comentários a partir de fevereiro. Estou me programando para isso.
Continue visitando, lendo, cobrando e opinando.
Abraço a todos, Bernardo!