Por Thaís Bueno
Região da Quarta Colônia, essa foi nossa primeira experiência, mas em rádio. Agora outra viagem super interessante, no entanto, na Região das Missões. Novamente o “Mochila nas Costas” rodou alguns quilômetros, para uma nova aventura. Mas sempre focados no objetivo principal, nosso projeto experimental. Desta vez tivemos a companhia do cinegrafista Paulinho e da nossa colega Luísa. Uma pequena observação, que agora vamos ter imagens, muitas imagens!
Optamos por iniciar a viagem na sexta-feira, dia 8 de outubro. Gravamos as primeiras cenas, arrumando o porta-malas e nossas expectativas. Nosso primeiro destino foi Vitória das Missões, onde pousamos e na manhã seguinte fomos para Santo Ângelo. Onde nossa pauta era a Catedral Angelopolitana. Lá, ficamos toda a manhã, o Bernardo conversou com a Raquel. Então almoçamos e seguimos viagem, até São Miguel das Missões.

Logo mais tínhamos que aguardar o início do Espetáculo de Som e Luz, que acontece diariamente, às 20h, com duração de 48min. Estava frio, as pessoas chegavam enroladas nos cobertores e nós lá, apenas com casaquinhos, nada muito quentes. Fizemos a chamada para o show todos juntos e então começou o espetáculo. Teve gente xingando o Paulinho, por estar com a luz da câmera acesa. Pois estava tudo escuro, as vozes contando a história da saga dos padres jesuítas e índios Guarani, habitantes da Região Missioneira nos séculos XVII e XVIII e algumas luzes aleatoriamente focadas em pontos das Ruínas. A história realmente é atraente, saber que antigamente as pessoas passaram por tudo aquilo. Mas sinceramente, achei que se fosse uma encenação com pessoas, o espetáculo se tornaria mais real. Porém, foi bonito.

Esta viagem, esses dois dias e mais algumas horas de convivência, foi uma experiência única. Podemos até voltar lá, mas certamente não será igual. A equipe é muito prestativa, o companheirismo é muito bom. Nossas ideias, nossos pensamentos eram bem próximos. Creio que, nosso projeto experimental, foi bem experimental mesmo. Não sei qual será nossa nota, mas se depender de nós será dez pela coragem!!
Adorei as fotos :)
ResponderExcluirMuito interessante o trabalho de vocês, adorei a matéria e as fotos! Parabéns
ResponderExcluir(estou curiosa para ver o programa)
Fazer parte desse projeto é adquirir conhecimento de culutras e comunidades distantes das nossas.
ResponderExcluirÉ exercitar a sabedoria do trabalho em grupo e fortificar as amizades.
Beiiijo Thaís!