sábado, 8 de agosto de 2009

Um dia para eternizar

O Dia dos Pais é muito importante para mim. A é data valiosa para todos, mas, por algumas particularidades, é meu momento de matar a saudade e passar um dia inteiro com o “velho”. Nosso programa é mais simples do que você possa imaginar. Quando criança, “o pai” levava para passear, almoçar e assistir a “Temperatura Máxima”. Coisas normais de um dia-a-dia ou final de semana em família. Porém, cresci distante do meu pai e conforme os dias se aproximavam do segundo domingo de agosto o frio na barriga aumentava.

“Que horas o pai vai chegar?”, perguntava minha irmã. “Umas 9h”, eu respondia. Nós sabíamos que ele chegaria de manhã, mas não a hora exata. Pelo menos ajudava a enganar a ansiedade em casos de atraso. Quando a cadelinha latia, a gente se apressava e largava tudo. Uma breve discussão para quem iria entregar o presente e corríamos até a porta esperar.

Depois desta data, o encontro poderia levar alguns dias, semanas ou meses para se repetir. Sempre soube dos problemas e das dificuldades deste “gaudério”. Às vezes causa tristeza ou revolta e isso faz parte e é normal. O telefone ainda é o nosso principal meio de aproximação durante grande parte do ano. E não veja isso como um problema. Ao contrário, gosto muito de falar com alguém que, apesar de suas dificuldades, sabe orientar e prestar conselhos. Meu pai é assim. Nós não precisamos estar juntos para estar perto um do outro.

Com o tempo, percebi que, esteja longe ou perto, pai e filho estarão sempre juntos. Alguns separados pelas imperfeições da vida, pelo trabalho ou estudo. Por isso, o presente tem de ser dos melhores, no Dia dos Pais. Não falo de um presente material. O melhor de todos, é o sorriso de quem recebe uma lembrança, a emoção retribuída em abraços e as horas passadas juntos. As lembranças que ficarão imortalizadas. Pai e filho estão interligados pelo pensamento, espírito, pela genética, ou, simplesmente, pelo amor. Pai, eu te amo! Feliz Dia dos Pais.
Texto publicado no jornal Gazeta Regional do dia 08 de agosto de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário