sábado, 5 de junho de 2010

Música para sentir


Bernardo Bortolotto
Upload feito originalmente por Bernardo Bortolotto

O efeito das músicas na mente humana é incrível. Com elas é possível voltar no tempo ou planejar o futuro. Uma canção romântica aflora sentimentos, que alguns até interpretam como depressão, mas é saudade. Uma letra bonita te faz chorar ou sorrir. Às vezes, só a melodia mais lenta já serve para lágrimas escorrerem.

Também tem aqueles ritmos dançantes, que uma pessoa ouve e... sai dançando. Se sente com poderes a cada passo que dá, no compasso da música. Que beleza! E quem sabe “dar os passinhos” atrai olhares de apreciação. No caso do “rebolation” tem que saber rebolar. E muito.

Mas é do silêncio que vem minhas canções preferidas. Som que toca distante. Com melodia perfeita e sedutora me hipnotiza e não vejo as horas tentando decifrar suas notas. É o som que vem do céu. Da lua e do sol. Das nuvens e das estrelas. Do vento e da água. A harmonia emanada por estes instrumentos da natureza me conecta com o infinito. Com o indecifrável.

A sensação é boa e a conexão é intensa. Somente eu e o universo. Um escuro desconhecido enfeitado por estrelas e seus brilhos. Uma viagem sem sair do lugar. Apenas a impressão de estar flutuando no embalo da rotação da terra. Uma frequência que não consigo captar.

Como definir a sensação que a música e os sons provocam? Assistindo ao filme “Som do Coração”, uma frase foi disparada pelo “Mago”, personagem de Robin Willians, e chegou como resposta: “É um lembrete de Deus de que tem alguma coisa além de nós no universo. Ligação harmônica entre todos os seres vivos, em todo lugar, até na estrelas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário