domingo, 23 de maio de 2010

Saudade só de cheirar

Foto: Bernardo Bortolotto
Nem parecia ser, mas já era quinta-feira. Às vezes o ritmo alucinante de uma redação nos tira a noção do tempo. Já era quase cinco horas da tarde. O céu estava nublado e o vento era frio. Peguei um ônibus em direção ao centro de Santa Maria. A aula iniciava uma hora e meia mais tarde. Desci na parada, três quadras antes da faculdade. Nesse intervalo de uma hora, eu tinha que escrever para o Gazeta. Mas, o quê?

Farejei o assunto na primeira esquina que atravessei. Graças à padaria que estava do outro lado da rua. O pão quente e os outros lanches que eram servidos exalavam um aroma suculento pela porta. Eu não estava com fome. Contudo, a partir dali, passei a prestar atenção em cada cheiro que sentiria pelo caminho.

Do concreto ao mais doce perfume. Como provamos cheiros diferentes todos os dias. Aromas ou odores que tocam a lembrança ou provocam nossa imaginação e até revelam o perfil das pessoas.

Depois da padaria veio o cheiro de limpeza, de água sanitária. Olhei para o chão, a calçada ainda estava úmida. Logo à frente senti o cheiro de couro, não era pra menos, pois eu passava em frente a uma sapataria. Fumaça! Estava numa esquina esperando os carros passarem para atravessar. Tranquei a respiração, por cinco segundos.

Rua atravessada, veio o cheiro de uma planta ou era de uma árvore? Não sei, era agradável e breve também. Duas quadras depois, outra padaria. Com pouco cheiro, aliás, só o de pisos. Alguma parede acabara de ser pintada, o cheiro de tinta estava forte.

Entrando na faculdade, veio o corredor. Muitas pessoas, muitos cheiros. Cheiro de perfumes, masculinos e femininos. Um me chamou a atenção. Era ousado. Uma fragrância doce, forte e provocadora. Colocada em excesso? Logo identifiquei quem estava exalando aquele cheiro(odor?). Bem, não poderia ser de outra pessoa. Que estilo!

Já dentro do elevador, outros aromas se misturavam. Parei de dar tanta atenção ao nariz, já não me agradava mais. Foram apenas três quadras que andei do centro urbano de Santa Maria. Foram cheiros bons e cheiros ruins. Foi então que pensei (ou cheirei?): “Que saudade do interior!”.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Prorrogadas as inscrições para o exame de admissão aos cursos de médicos, dentistas, farmacêuticos e engenheiros da Aeronáutica

Foram prorrogadas as inscrições para o exame de admissão ao Curso de Adaptação de Médicos, Dentistas e Farmacêuticos e ao Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica. A inscrição pode ser feita no site http://www.ciaar.com.br/ até o dia 27 de maio e a taxa é de R$ 100,00. Foram destinadas 75 vagas para médicos, em 20 especialidades, 20 vagas para odontólogos, em seis especialidades, três vagas para farmacêuticos bioquímicos e 21 vagas para engenheiros, em sete especialidades.

Para participar do exame, o candidato deve possuir nível superior e comprovar – conforme especificado no edital – a formação na especialidade a qual concorre e não vir a completar 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2011. O processo seletivo é composto de provas escritas (exame de escolaridade e exame de conhecimentos específicos), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de avaliação do condicionamento físico.


Para os médicos, dentistas e farmacêuticos, haverá ainda uma prova prático-oral. A primeira etapa do exame de admissão ocorrerá no dia 27 de junho. Se aprovados, os candidatos farão o curso e o estágio de adaptação no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) em Belo Horizonte (MG), durante 18 semanas.


Após a conclusão do curso, os alunos serão nomeados Primeiro-Tenentes e receberão um salário inicial bruto de aproximadamente R$ 6.400,00.


Para obter mais informações acesse http://www.fab.mil.br/.


LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS: Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Parnamirim/Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Pirassununga (SP), Curitiba (PR), Canoas (RS), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO).

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Motorista de ônibus se assusta e freia: tem um bebê no meio da rua!

A mais lida do G1

Parecia um fantasma, mas era um bebê. Um motorista de ônibus que dirigia por rua de San Antonio (Texas, EUA) tomou um susto à noite ao avistar um bebê de fralda sentado no meio da via pública.

"De uma certa distância não pude identificar exatamente o que era. Parecia um cachorro, algo se movendo. Não pude mesmo dizer o que era. Comecei a diminuir a velocidade e então percebi que se tratava de um bebê no meio da rua", contou Mike Hubbard à TV News 4 WOAI.

Toda a cena foi gravada por uma câmera no interior do veículo. Logo após o motorista descer do ônibus, o pai da criança apareceu correndo, pegou o bebê e voltou para a residência sem dizer absolutamente nada.

A mãe comentou não ter a menor ideia de como a criança foi parar no meio da rua. A pequena Destiny ficou sob observação de assistentes sociais.

'Fui eu', confessa homem acusado de jogar corpo da ex-mulher em canal

Por Carolina Lauriano / G1
O homem apontado pela polícia como o assassino da ex-mulher, Íris Bezerra de Freitas, de 21 anos, confessou o crime na manhã desta quarta-feira (19) na Divisão de Homicídios (DH), na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

"Fui eu. Coloquei o corpo lá (no canal) e fui embora com medo", disse Rafael da Silva Lima, ao ser apresentado à imprensa.

Íris foi encontrada morta dentro de uma mala no canal da Visconde de Albuquerque, do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Rafael da Silva Lima foi preso no município de Vitória de Santo Antão, a quase 50 quilômetros de Recife (PE). Ele estava escondido na casa de parentes. Rafael desembarcou por volta das 20h15 de terça-feira (18) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no subúrbio do Rio, escoltado por policiais e levado para a DH.
Ciúmes foi o motivo do crime
Na Divisão de Homicídios, Rafael afirmou que matou a mulher porque ficou com ciúmes depois de flagrá-la com outro homem na Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. Ele contou que está arrependido. “Vou pagar pelo que fiz, pelo meu crime”, resignou-se. Em seguida, Rafael pediu desculpas à família de Íris. “Foi um ato de fúria, de raiva. Peço desculpas a toda família dela, à mãe dela, que é uma pessoa que me tratou muito bem", disse.

Senado aprova reajuste de 7,72% para aposentados

Mariana Jungmann / Agência Brasil
Brasília - O Senado aprovou hoje (19), sem alterações, a Medida Provisória 475 que trata do reajuste dos aposentados. Com isso, os beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo terão seus proventos reajustados em 7,72%. Mesmo diante da relutância dos ministros da Fazenda e da Previdência, o relator da matéria e líder do governo na casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR), manteve o índice aprovado na Câmara e a emenda que impõe o fim do fator previdenciário.
A decisão foi motivo de comemoração para o senador Paulo Paim (PT-RS), que disse que cabe agora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidir se irá vetar o texto aprovado pelo Congresso.

“Irresponsabilidade seria deixar o fator que penaliza os mais pobres. Agora, como nós temos independência entre os poderes, cada um age de acordo com sua consciência. E o presidente da República vai agir de acordo com a dele”, disse Paim.
O governo havia oferecido reajuste de 6,14% aos aposentados e, durante negociações na Câmara, aceitou que o índice fosse de 7%. O projeto recebeu apenas emenda de redação para corrigir cálculos da tabela de reajuste.

Projeto Ficha Limpa é aprovado no Senado e vai direto a sanção presidencial

Mariana Jungmann / Agência Brasil
Brasília – O Projeto Ficha Limpa foi aprovado por unanimidade no Senado com 76 votos. O texto deve agora ir direto a sanção presidencial, sem precisar voltar para a Câmara dos Deputados. Após a votação em sessão extraordinária que durou cerca de quatro horas, governo, oposição e movimentos sociais saíram satisfeitos. O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) estimou que cerca de 25% dos futuros candidatos devem ser barrados com a nova lei.

“Eu acredito que o número vai ser muito grande, pelo menos 1 em cada 4, porque tem muita gente acostumada a praticar irregularidades e o leque de crimes que passam a provocar inelegibilidade se amplia muito”, disse o democrata.
Para o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse que o texto "ainda precisará ser aperfeiçoado no futuro, porque ainda é muito genérico, pode cometer injustiças e não pegar quem tem que pegar. Mas é um avanço, sem dúvida”.
Quem também ficou satisfeito foi o secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa. Para ele, que dirige uma das instituições que promoveram o projeto, a nova lei vai inibir os criminosos.
“Ao recorrer, o recurso ganhará prioridade para ser julgado. Então, se o candidato tiver culpa no cartório, ele vai preferir cumprir os trâmites normais da justiça e abrir mão da eleição, porque se recorrer ele pode ser preso”. Ainda segundo ele, a expectativa é que a nova lei abra precedentes para que a ética no trato com as coisas públicas se amplie.

Imagem do dia

Wally Santana/AP

Manifestante queima pneus em centro comercial de Bancoc em meio à rendição de opositores após atuação do Exército

Revista altera imagem de modelo para disfarçar magreza excessiva

Por Folha de São Paulo




A editora da revista americana "Healthy", Jane Druker, disse durante um debate sobre modificações e retoques de imagem que, na edição de abril, tiveram que alterar a foto da modelo polonesa Kamilla Wladyka para esconder sua magreza. As informações são do jornal "Daily Mail".

Segundo a editora, a modelo parecia bem quando foi escolhida para a capa, mas estava tão magra no dia da sessão de fotos que sua imagem teve que ser alterada com uma ferramenta que preenche espaços.

"Algumas roupas nós nem conseguíamos colocar nela, de tão magra que ela estava, e os ossos dela saltavam", disse a editora. "Ela era muito bonita de rosto, mas muito magra e não parecia saudável. Isso não reflete o que nós fazemos na nossa revista, que é sobre saúde", completou.

Lula é multado pela terceira vez por propaganda antecipada

Por FELIPE SELIGMAN / Folha de São Paulo
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) multou pela terceira vez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidata petista Dilma Roussef. Pela decisão tomada na noite desta terça-feira, ele terá que pagar R$ 5 mil reais.

No caso de Lula, os ministros entenderam, por 4 votos a 3, que seu discurso na inauguração de prédios na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Cururi, em Teófilo Otoni (MG), foi claramente favorável à pré-candidatura da então ministra Dilma Rousseff.

No evento, Lula não citou o nome de sua ministra mas afirmou que faria a sua sucessora "dar continuidade ao que nós estamos fazendo. Porque este país não pode retroceder. Este país não pode voltar para trás como se fosse um caranguejo".

A representação foi proposta pelos partidos de oposição PSDB, DEM e PPS.

Lula já foi multado outras duas vezes, em R$ 5 mil e R$ 10 mil, pelo TSE, ambas as vezes pelo mesmo motivo da penalidade aplicada ontem.

O PT e a pré-candidata também já foram multados por propaganda eleitoral antecipada no programa partidário da sigla que foi ao ar em dezembro passado. O partido levou uma multa de R$ 20 mil e Dilma de R$ 5.000.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Previsão do tempo



O tempo deve ficar nublado durante a maior parte do dia na região central do Rio Grande do Sul, nessa quarta-feira. Pode cair pancadas fracas de chuva em algumas cidades.
Em São Pedro do sul, o céu fechado abre espaço para o sol em alguns momentos durante o dia, o mais provável na parte da tarde.
No município a temperatura é baixa no início da manhã e aumenta no decorrer do dia. A mínima é de 9 graus e a máxima de 15.





Veja a previsão para os próximos dias no selo ao lado ou acesse os sites:





http://www.climatempo.com.br/



http://www.tempoagora.com.br/


A editora da revista americana "Healthy", Jane Druker, disse durante um debate sobre modificações e retoques de imagem que, na edição de abril, tivera

A mais lida do G1
Uma jovem australiana foi encontrada morta dois dias depois de ter partido para uma viagem com um homem que conheceu no Facebook e que a convidou para resgatar animais feridos, em um caso que chocou o país.

O corpo de Nona Belemosoff, de 18 anos, foi encontrado em um riacho.
A polícia disse que Christopher James Dannevig, de 20 anos, tinha criado um perfil falso no Facebook no qual dizia ser um defensor de animais.
Divulgação

Ele teria atraído Nona com a perspectiva de lhe oferecer um emprego e a convidou para uma expedição em busca de animais feridos em um cerrado ao sul de Sydney.
Dannevig foi indiciado por assassinato.
"Nona disse que, se não viajasse perderia o emprego, que era seu sonho", disse seu irmão, Gary.
Milhares de pessoas colocaram mensagens na página de Nona no Facebook após a notícia de sua morte.
A polícia alertou para os perigos representados pelas redes sociais na internet.
"É uma área onde predadores e pervertidos frequentam. Você não sabe com quem está falando", disse um dos investigadores do caso, o policial Russell Oxfordele.

Concurso recenseador do IBGE

Os locais da prova para recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estão definidos. Veja aqui.
Em torno de um milhão de pessoas se inscreveram para disputar uma vaga, das 191 mil disponíveis.
O emprego temporário é para o Censo 2010 que será em agosto. As provas vão ser realizadas no dia 30 deste mês.

Ator de "Lula, o Filho do Brasil" morre aos 44 anos em SP

Da Folha de São Paulo
Divulgação
O ator Marcos Cesana, 44, morreu hoje em São Paulo, no Hospital Samaritano. Ele estava internado desde o dia 8 de maio.

Segundo informações do Hospital, a morte aconteceu em decorrência de "complicações cardiorrespiratórias secundárias a uma hemorragia por ruptura de aneurisma cerebral".

Há dois anos, Cesana interpretava o inspetor Tavares no seriado policial "9mm: São Paulo" (Fox), um dos principais personagens da trama.

Cesana participou recentemente do filme "Lula, o Filho do Brasil", como o sindicalista Feitosa. Também participou de "Bicho de Sete Cabeças" e "Chega de Saudades", longas dirigidos por Lais Bodanzky.

Policiais federais paralisarão atividades amanhã

Por Daniella Jinkings / Agência Brasil
Brasília – Agentes e servidores da Polícia Federal (PF) de todo o país prometem parar as atividades por 24 horas amanhã (19). Apesar disso, operações em aeroportos, portos e fronteiras continuarão normalmente.

Eles querem aumento salarial e reestruturação da carreira.De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Wink, os agentes, escrivães e papiloscopistas da PF têm o menor salário das categorias que exigem nível superior.
“O presidente começou a fazer a reestruturação de salários e outros segmentos, como Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Banco Central, tiveram ganhos de até 600% e nós não tivemos nada”, disse.
Amanhã, representantes da Fenapef se reunirão com representantes do governo para tratar do pleito da categoria. Além da paralisação, os policias federais realizarão um “plebiscito” nacional de avaliação do diretor-geral, superintendentes e chefias de delegacia.
“Foi sugerido um plebiscito para avaliar a administração. Se os policiais gostarem da gestão dos administradores, nós vamos bater palmas. Se estiverem descontentes, vamos brigar para melhorar e fazer pressão, para, se for o caso, tirar os administradores”, afirmou.

Arqueólogos descobrem a mais antiga tumba em pirâmide no México

Do Estadão

Fotos: Bruce Bachand/AP
Arqueólogos do sul do México anunciaram a descoberta da tumba de 2.700 anos de um dignatário dentro de uma pirâmide, e que pode ser o Amis antigo sepultamento do tipo já documentado na América Central e do Norte.

A tumba contém um homem de cerca de 50 anos, enterrado com colares de jade, artefatos de pirita e obsidiana e objetos de cerâmica. O arqueólogo Emiliano Gallaga disse que a tumba data de entre 500 e 700 a.C..

Com base na camada de solo onde a tumba foi encontrada e em sua incomum estrutura de madeira, "acreditamos que esta é uma das mais antigas descobertas do uso da pirâmide como tumba, não apenas como local de adoração religiosa ou templo", disse Gallaga.

As culturas da América pré-hispânica construíam pirâmides como representações dos níveis entre o submundo e o céu. O ponto mais alto abrigava um templo, normalmente.
Esta tumba foi encontrada num local construído por índios zoque em Chiapa de Corzo, no sul do Estado de Chiapas. Ela pode ser até 1.000 anos mais antiga que a mais conhecida tumba piramidal do governante maia Pakal, no sítio arqueológico de palenque, também em Chiapas.
O homem - provavelmente um sacerdote ou governante de Chiapa de Corzo - foi sepultado numa câmara de pedra. Marcas na parede indicam que uma estrutura de madeira foi usada para criar a tumba, mas o material desapareceu há tempos, esmagado pelo peso da pirâmide de pedra acima.

Imagem da tarde

Da Folha de São Paulo
Tiago Petinga/Efe
Soldados afegãos enfrentam nuvem de areia em exercício militar com participação dos EUA na base Safari, na área de Herat

CPF começará a ser emitido pela internet até fim de junho

Por Daniel Lima / Agência Brasil
Brasília - A emissão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet estará disponível para o contribuinte até o final de junho, informou hoje (18) o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo.
O sistema já foi finalizado pelo órgão, mas ainda depende da homologação de dois parceiros do projeto, a Caixa Econômica Federal e os Correios.

De acordo com Cartaxo, o Banco do Brasil, que também participa da iniciativa, já adequou o seu sistema.

A vantagem do chamado CPF Web é que o interessado precisará ir apenas uma vez a uma unidade desses parceiros, para requerer o documento, que será expedido online.

Arrecadação de impostos em abril é recorde para o período

Por Daniel Lima / Agência Brasil
Brasília - A arrecadação de impostos e contribuições federais no mês passado foi de R$ 70,906 bilhões, recorde para meses de abril, segundo informou a Receita Federal. Na comparação com abril de 2009, houve aumento de 16,75%, valor já atualizado pela inflação.

Em termos nominais (sem considerar a inflação) o crescimento foi de 22,89%. No ano, o total arrecadado chega a R$ 256,889 bilhões, 18,11% a mais do que em igual período do ano passado. Se for ajustado pela inflação o crescimento é de 12,52%.

Imagem da manhã

Da Folha de São Paulo

Está na capa da Folha Online. Com este cenário não são apenas os músculos que se exercitam.

Foto: Francois Mori/AP
Zagueiro William Gallas (esq.) treina nos Alpes Franceses; jogador corre contra o tempo para se recuperar para a Copa.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cadeirante passa em primeiro lugar em concurso mas não é chamado

A mais lida do G1

O que explica o segundo colocado em um concurso público ser chamado antes da pessoa que ficou em primeiro lugar? O caso aconteceu e chamou atenção no interior de São Paulo.

A explicação que parece mais óbvia é preconceito. É que o candidato é portador de deficiência física, ele é cadeirante. Mas, no edital do concurso nada dizia que ele não poderia participar. Ao contrário, até havia vagas reservadas para deficientes. Decidido a superar mais este obstáculo, ele agora busca ajuda da Justiça.

O médico veterinário que trabalha na prefeitura de Jales, a 600 quilômetros de São Paulo, já se acostumou às dificuldades para se locomover. Mas o obstáculo mais difícil que ele já enfrentou não é uma barreira física: é precisar provar que é capaz de trabalhar na função para a qual prestou concurso e passou em primeiro. João Paulo quer trabalhar como fiscal do Conselho de Medicina Veterinária, que controla o exercício da profissão.

Inconformado com a situação, João Paulo decidiu procurar o Ministério Público Federal e só quando a Procuradoria da República entrou no caso, o Conselho de Medicina Veterinária do estado de São Paulo decidiu chamar o candidato para uma perícia médica que vai dizer se ele pode ou não exercer a atividade.

“Na hora de fazer o concurso, a documentação dele mostrou que ele estava apto. O conselho o aceitou e simplesmente depois de aprovado, foi ignorada a ordem de classificação e ele não foi nomeado”, explica o procurador da República Thiago Lacerda Nobre.

O representante do Conselho de Medicina Veterinária diz que o candidato não foi chamado porque não se enquadrava nos requisitos para o cargo, mas a posição será revista.

“A Procuradoria fez a recomendação e o conselho prontamente entendeu da necessidade de rever os seus atos e assumiu os erros administrativos e está chamando o candidato para rever situação”, declara o delegado regional do Conselho de Medicina VeterináriaSP Fernando Buchala.

João Paulo já passou pela perícia médica, mas ainda não recebeu o resultado da avaliação.

50 mil professores devem financiar notebooks no RS

Somente na primeira semana de adesão ao Programa Professor Digital, mais de 7 mil educadores e servidores de escolas estaduais já buscaram o financiamento sem juros via Banrisul para a aquisição de notebook.

O secretário estadual da Educação, Ervino Deon, acredita que, até o final do período de adesão, o número de financiamentos chegue a 50 mil.

Os interessados podem aderir ao programa, até 9 de julho, em qualquer agência do banco. As informações sobre modelos de equipamentos estão no site http://www.professor.rs.gov.br/.

Professores ativos e inativos, além de funcionários de escola, podem adquirir computadores portáteis. Os equipamentos estão sendo oferecidos a partir de R$ 1.256,00, com pagamento em até 36 parcelas fixas sem juros. No momento da compra, estão disponíveis cinco modelos de computadores contendo software livre (Linux) ou sistema operacional da Microsoft (Windows). O notebook será entregue na casa do servidor em no máximo 60 dias após a assinatura do financiamento.

Imagem do dia

Da Folha de São Paulo
Dan Marschka/AP
Homem avalia como rebocar veículo que caiu da garagem de uma residência em Lancaster, no Estado da Pensilvânia (EUA).

Uma frente fria que se desloca da Argentina pode trazer ventos de até 80 km/h e chuvas ao Rio Grande do Sul nas próximas horas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta segunda-feira (17), o tempo ficará nublado, com pancadas de chuva e trovoadas no Oeste e no Norte. A instabilidade deve atingir as outras regiões no final do dia. Há possibilidade de precipitação forte no Noroeste.
Na terça-feira (18), podem ocorrer pancadas fortes em áreas isoladas no Estado. Deve chover em torno de 40 mm na região central. Apesar disso, o vento não deve chegar tão forte aos municípios, a previsão é de rajadas de até 21 km/h
Na quarta-feira (19), o tempo começa a melhorar. Porém, ainda haverá chuva e trovoadas. A temperatura máxima nesses três dias não passa de 21ºC. Os termômetros podem marcar 6ºC em algumas regiões gaúchas, segundo a Defesa Civil.

Calendário do IPVA 2010 tem vencimentos nesta segunda-feira

A Secretaria da Fazenda informa que nesta segunda-feira (17) termina o prazo para o pagamento do IPVA 2010 dos automóveis com placas com final 06, 16, 26, 36 e 46. Já as placas que acabam com 56, 66, 76, 86 e 96 têm como vencimento o dia 21 e encerram o calendário de pagamento do mês de maio.

O calendário de pagamentos do IPVA 2010 se encerra em julho.

Como pagar O IPVA:
pode ser pago nas agências ou terminais de autoatendimento dos bancos Banrisul e Bradesco e do Banco do Brasil para correntistas. Para quitar o imposto, o contribuinte precisará informar o número da placa do veículo e do Renavam, constante nos documentos do carro e na correspondência enviada pela Secretaria da Fazenda.

Novo 'Robin Hood' conta história do ladrão antes da fama

Do Estadão

Reuters/divulgação

Um rei populista, um herói comunista e um frei apicultor. Bem-vindo à Idade Média de Ridley Scott que, depois de reescrever a Roma Antiga ("Gladiador") e as cruzadas ("Cruzada"), dá a sua versão do mais famoso fora-da-lei da Inglaterra em "Robin Hood", que estreiou mundialmente na sexta-feira, depois de abrir o Festival de Cannes. No Brasil, o filme chegou aos cinemas em cópias dubladas e legendadas.

Em Santa Maria o filme está em cartaz no Santa Maria Shopping e no Royal Plaza Shopping. Classificação 14 anos. Duração 140 min.
Confira os horários:

Horários dessa segunda-feira no Royal Plaza Shopping

15:50 / 17:15 / 18:40 / 20:05/ 21:30

Nessa segunda-feira no Santa Maria Shopping

15:30 / 18:10 / 20:45

Vacinados mais de 406 mil adultos entre 30 e 39 anos de idade no RS

A quinta e última etapa da estratégia nacional de vacinação contra o vírus da influenza A(H1N1), agora voltada a pessoas com idades entre 30 e 39 anos, começou no dia 10 de maio. Até as 11 horas de hoje (17), o Estado tinha 25.89% da população estimada nessa faixa etária imunizados. Das 1.569.704 pessoas nessa idade, 406.348 receberam a vacina. Esse total de doses aplicadas se refere a todos os adultos dentro dessa faixa etária, incluindo-se os profissionais de saúde, os indígenas, as gestantes e os portadores de doenças crônicas, que já tiveram suas respectivas etapas dentro do calendário.

A campanha nacional prossegue. Até lá o dia 21 de maio, todas as pessoas que fazem parte de um dos grupos prioritários podem tomar a vacina. Até as 11 horas desta segunda-feira, 3.178.357 pessoas estavam imunizadas no Rio Grande do Sul. Informações atualizadas podem ser obtidas no http://pni.datasus.gov.br/

A inclusão do grupo de pessoas dos 30 aos 39 anos de idade no calendário foi solicitada pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul ao Ministério da Saúde (MS). O motivo foi a grande vulnerabilidade que essa faixa da população apresentou durante a primeira onda da doença registrada no Estado em 2009.

Receita libera consulta a lote da malha fina do IR 2006

Por: Daniel Lima - Agência Brasil
Brasília - A Receita Federal abre hoje (17) consulta a um lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2006, ano-base 2005. A consulta ao lote estará disponível no site do órgão - http://www.receita.fazenda.gov.br/ - ou por meio do telefone 146 (ReceitaFone).

Ao todo, são 35.833 declarações, sendo 16.579 com imposto a pagar, 6.045 contribuintes com direito à restituição e 13.209 sem imposto a pagar ou a restituir. O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir de 24 de maio de 2010, com correção de 45,30%.

Se a restituição não for creditada, o contribuinte deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome e em qualquer banco. Os telefones são 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Aulas noturnas de direção serão obrigatórias a partir desta segunda

Por: Agência Brasil - Talita Cavalcante
A partir desta segunda-feira (17), será obrigatória a aplicação de aulas noturnas de direção a futuros motoristas. A Resolução 347/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que 20% das aulas práticas de direção veicular sejam feitas no período noturno.

A medida não traz acréscimo na carga horária. Das 20 horas de aula exigidas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), por exemplo, 4 horas serão destinadas ao período da noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria, serão 3 horas de aula das 15 exigidas.

A fiscalização das aulas noturnas ficará a cargo dos departamentos de Trânsito (Detran) de cada localidade.

A lei é válida em todo território nacional, para todas as pessoas que darão entrada ao processo de habilitação a partir de segunda-feira (17).

domingo, 16 de maio de 2010

Ossos de Tecodonte são removidos de Dona Francisca

Foto: Ulbra/Divulgação
Uma equipe removeu, neste domingo, a ossada encontrada de um animal que viveu há 238 milhões, em Dona Francisca, a 40 quilômetros de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul.

O fóssil é do período Triássico e, por isso, os pesquisadores acreditam que o animal foi soterrado pelas águas logo após sua morte. Em vida, ele devia pesar entre 900 e 1200 quilos e medir entre seis e sete metros.

O estado de conservação do fóssil é bom e entrou para a história. Este é o Tecodonte mais completo já encontrado no planeta.

Os ossos foram encontrados enquanto um paleontólogo e um biólogo caminhavam na região e viram duas pontas do esqueleto para fora da terra. A erosão do solo expôs o tecodonte.

Oceano infinito

Sou um navegador, ou melhor, um mergulhador de olhos. Seguido me perco nas profundezas de um olhar. Você nunca sabe o que vai encontrar no fundo. É como o mar, que você enxerga apenas a superfície de um mundo que parece infinito. Aguça a imaginação. A entrada é devagar, você tem que nadar, braçada por braçada até mergulhar. Neste oceano de surpresas é possível encontrar de tudo.

Olhos rasos podem pregar peças. É como entrar na beira do mar e seguir em frente. No passo seguinte você pode perder o fundo e quem sabe até se afogar. Talvez nade em desconfiança e frustração. Neste espaço seja atencioso e vá devagar. Tubarões podem estar por perto.

O olhar cristalino, porém, é encantador e confiante. Cativa pelo brilho e alegria das feições que o cercam. Um sorriso, por exemplo, é detalhe da perfeição, como um dia de céu azul intenso e ensolarado. Os raios solares permitem enxergar os peixes mais próximos da superfície, assim como a sinceridade. Neste oceano, você pode nadar tranquilo e até querer ficar para sempre. Se resolver mergulhar a fundo, tome o cuidado com a claridade do céu.

Mostre o caminho do sol para quem está acostumado com céus nublados e tempestades. Chuvas são lágrimas, muito importantes para lavar a alma. Mas ora, todos sabem que chuva demais não faz bem a ninguém! Um olhar assim vai chamar tua atenção e provocar compaixão ou desprezo. A estes olhos de difícil navegação vai um conselho: mergulhe a fundo e resgate! Não perca o brilho de um olhar.

Olhares tristonhos revelam redemoinhos do fundo do mar. Olhares felizes acompanhados de sorrisos e risos cativam todos. Olhar de maneira intensa, querendo arriscar uma invasão em olhares desconhecidos, pode despertar desejo e paixão. Não sinta medo de olhar. Veja com atenção e sinta. Dê as primeiras braçadas e arrisque um mergulho.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

MP ajuíza ação para que Prefeitura de São Pedro do Sul construa novo cemitério

Por: Jorn. Natália Pianegonda/A.I. MP
A Promotoria de São Pedro do Sul ajuizou ação civil pública requerendo que a Justiça estabeleça prazo de um ano para que a Prefeitura construa um cemitério público municipal. Segundo a inicial elaborada pelo promotor Davi Lopes Rodrigues Júnior, o Cemitério Ecumênico e o Cemitério Municipal apresentam diversas irregularidades.
No caso do Municipal, a capacidade está praticamente esgotada, além de estar instalado em área estritamente residencial, sem possuir cercamento adequado. Já o Ecumênico, de acordo com o relatório desenvolvido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), não possui licenciamento ambiental e tem problemas quanto à localização, especialmente por ter parte do terreno em uma área de preservação permanente.
O prefeito chegou a ser notificado dos problemas no ano passado. Entretanto, não foram tomadas providências.
De acordo com o Promotor, é necessária a construção urgente de um novo cemitério público, “observando as normas legais de preservação do meio ambiente e da saúde da população, garantindo o direito à dignidade e evitando que seja estabelecido o monopólio desse serviço pela iniciativa privada”.
www.twitter.com/colunabbb

sábado, 8 de maio de 2010

Rosas para o dia das mães

Foto: Bernardo Bortolotto

Curvas perfeitas, cheiro delicioso e beleza incomparável. Parecem lábios vermelhos cintilantes. Um sorriso escancarado de alegria e empatia. Delicada. Sempre disposta a fazer um afago. Não aos desajeitados. Para estes sobram espinhos. Para apanhar uma rosa é necessário muito cuidado e carinho. A flor precisa de água, luz e de alguém, para crescer e florir.


Filhos são como flores e as mães são como as jardineiras. O jardim precisa de cuidados constantes todos os dias. As jardineiras estão lá para dar toda atenção do mundo para as flores que ainda dormem na terra úmida e fofa. As primeiras pétalas, enroladas uma nas outras, apontam pra fora e são comemoradas. São resultados da preocupação diária das jardineiras.


O tempo passa, o caule e os primeiros espinhos crescem. As pétalas ainda estão fechadas. A preocupação da jardineira aumenta. Ela não sabe como as rosas podem desabrochar. Poda aqui, poda lá, põe água, protege do vento, do sol escaldante e da cerração. Passa primavera, verão, outono e inverno. As flores recebem tudo com carinho e aos poucos vão percebendo o suador que dão na jardineira.


As flores atentas começam a abrir as primeiras pétalas e exalam perfume. A jardineira, cuidadosa, sente de longe o cheiro agradável, o fruto de atenção, carinho e amor. Agradecidas, as rosas desabrocham como se abrissem os braços e um sorriso para aquela que lhes cuidou a vida inteira. É a recompensa da jardineira.



www.flickr.com/bernardobortolotto

www.twitter.com/colunabbb

colunabbb@gmail.com

terça-feira, 4 de maio de 2010

A paineira

Foto: Bernardo Bortolotto

Da minha janela vejo prédios, antenas, chaminés, para raios e um pouco do céu. Do outro lado da rua, uma peculiaridade. Uma paineira cresceu enormemente, cinco andares de um prédio. Seus galhos encobrem sacadas, portas e janelas. Também são suítes residências dos pardais, pombas e outros pássaros que por aqui transitam.

Da minha janela ouço os primeiros pingos de chuva a cair. O barulho aumenta e a água já escorre pela sarjeta. Até o som dos pneus dos carros que deslizam sobre o asfalto molhado estão diferentes. Mas, logo a chuva para. Já ouço as aves cantando novamente.

A paineira está encharcada. O tronco gigante parece seco, imponente. Realmente intocável. Caule coberto por espinhos espanta qualquer ser humano que tente escalar suas ramificações. Aliás, está coberta por frutos verdes semelhantes ao abacate, porém não são de comer.

São parecidos com frutas na forma e casulos na maneira como se desenvolvem. Logo verei a paina saindo destas cápsulas. A fibra fina e sedosa vista em travesseiros e ursos de pelúcia. Então, saberei que está na hora de fechar a janela.

O vento vai soprar a pluma sedosa branca que vai invadir as residências. É a natureza e o urbano juntos. A convergência desleal. A paineira aspira nossa poluição e nos devolve flores e a sutileza da paina branquinha.

As painas leves e livres de suas cápsulas vão ornamentar a rua e avisar que mais um inverno se aproxima. E este não é como o outono de chuvas passageiras e temperaturas amenas. É a estação fria, chuvosa, tempestuosa e escura do ano. Dos trovões que sacodem os prédios mais altos e tremem o vidro da minha janela.

Assim já poderei fechar as persianas e me amontoar nas cobertas. Estarei protegido. Pobre paineira que ficará exposta ao tempo. Os galhos não ficarão vazios não, porque está na hora de aninhar os pássaros.

Ai, ai, inverno anunciado pelo branco da árvore seja breve e não provoque estragos. Lave nossa terra e recarregue todas as energias. Enquanto isto, vou esperar ansioso na minha cápsula a chegada da primavera que trará novas flores à velha árvore. E os pássaros, novamente, cantarão e dançarão sobre o palco rosado da paineira. E eu, vou assistir de camarote.

www.flickr.com/bernardobortolotto
colunabbb@gmail.com
www.twitter.com/colunabbb